18/11/2017 8h59

Incentivos fiscais asseguram indústrias e atraem novos empreendimentos gerando mais empregos no Estado

Mais de 200 vagas abertas com a instalação de novas empresas

Governador Renan Filho com empresários no Palácio da República dos Palmares

O governador Renan Filho assinou, nesta sexta-feira (18), a concessão de incentivos fiscais para instalação de mais uma indústria em Alagoas e a permanência e ampliação de outras duas que já operam no Estado. Juntas, as três empresas geram 205 empregos diretos e fortalecem a competitividade do setor industrial alagoano no mercado nacional.

As concessões, feitas por meio do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), beneficiam a indústria Newplast Indústria e Comércio de Embalagens, com incentivo fiscal, e a RM Oliveira, empresa alagoana especializada na fabricação e comercialização de tintas, texturas e massas, que contará com incentivos fiscais e locacionais. Já a multinacional Pepsico, instalada em União dos Palmares, teve seus benefícios renovados por meio de decreto também assinado pelo governador nesta sexta-feira.

Para Renan Filho, o Prodesin, recentemente aperfeiçoado, reforça a transparência do Governo de Alagoas na atração de empresas. “Essa é uma forma de garantir muita transparência em um momento em que, Brasil afora, os incentivos fiscais são questionados pela maneira e pelo formato obscuro. Aqui em Alagoas é diferente. Nós reformulamos à luz das novas tendências o Prodesin para reduzir o emaranhado tributário, o número de requisitos para que as empresas conseguissem aferir aquilo que ela tinha a pagar e o que o Estado tinha a receber. O Estado tem que incentivar e tem que saber o quanto está abrindo mão em favor daquela empresa. Esse incentivo fiscal traz mais competitividade para as empresas, gerando mais renda e novos empregos”, explicou o governador.

De acordo com o secretário Rafael Brito, atualmente, o Prodesin chega a reduzir em 92% a carga de ICMS para indústrias com interesse em investir em Alagoas. “É importante que o Governo do Estado demonstre todo o apoio necessário ao segmento empresarial, para que as indústrias aproveitem da melhor forma possível a retomada do crescimento econômico. Com a concessão desses três incentivos, reafirmamos a parceria entre o setor público e privado, responsável pela geração de emprego, renda e por oferecer uma vida melhor aos alagoanos”, ressaltou Brito.

O vice-presidente jurídico e de relações internacionais da Pepsico, Fernando Calia, destacou a importância da renovação dos incentivos para a permanência da indústria em Alagoas, onde é embalado um dos principais produtos da empresa no Brasil, o Toddynho.

“Estamos enfrentando as dificuldades que estão abalando a nossa economia e retirando confiança e, sobretudo, reduzindo o investimento privado. E nós, aqui em Alagoas, estamos com o Governo em dia, sólido. Na última publicação da revista Exame, Alagoas aparece com o segundo Governo em solidez fiscal no Brasil, o que é significativo demais para quem investe, porque solidez fiscal garante um mercado consumidor de pé, uma vez que o setor público representa em Alagoas 25% do PIB. Espero mesmo que o Brasil comece a sair da crise em 2018 sem penalizar os mais pobres, por caminhos menos desiguais”, disse o governador.

 

Deixe o seu comentário