28/11/2017 9h46

Eletrobras apresenta dicas de como economizar energia elétrica durante as festas de fim de ano

Eletrobras orienta a compra de luzes de eficientes

 Com a chegada do fim do ano, muitos alagoanos enfeitam as casas com as luzes pisca-pisca, cascatas com lâmpadas e jardins decorados para o Natal. Toda essa luminosidade pode se tornar um peso na hora de pagar a conta de energia. Por isso, a Eletrobras Distribuição Alagoas apresenta dicas de como manter a decoração natalina sem pesar no bolso.

As lâmpadas decorativas estão entre as vilãs do consumo nesse período

Se um conjunto com 100 lâmpadas comuns, com 58 W de potência, por exemplo, ficar ligado 8h por dia durante um mês, consome 13,92 KWh/mês. Um aumento de, aproximadamente, R$ 9,72 na conta de energia.

Para evitar essa situação, a Eletrobras orienta a compra de luzes de eficientes. Um conjunto de 100 “pisca-piscas” de LED com 7,5 W, nas mesmas condições de uso, consome 1,8 KWh/mês, o que significa um aumento de apenas R$ 1,26 na conta de energia, uma economia de 87% em relação aos enfeites tradicionais.

O gerente de Eficiência Energética da Eletrobras, Edmilson Santos, alerta que alguns cuidados devem ser tomados já no momento da aquisição do equipamento utilizado e que é preciso ficar atento à potência, tensão e o tipo de lâmpada informada na embalagem. “Quanto maior a potência e tempo de uso, maior será o consumo do enfeite natalino. É aconselhável que o consumidor escolha aqueles que tenham uma potência menor, como as de LED”, alerta Edmilson.

Outra prática que ajuda a reduzir o consumo nos feriados de fim de ano é desligar os aparelhos decorativos no período em que não houver pessoas na residência. É importante estar atento ao estado de conservação do “pisca-piscas” guardados antes de reutilizar, o uso prolongado dessas luzes pode provocar ressecamento dos materiais, podendo causar um curto-circuito.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário