27/10/2017 9h33

Estado intensifica compromisso com a melhoria da habitação

Seinfra entra como reforço ao Programa Vida Nova nas Grotas, promovido em parceria entre o Governo de Alagoas e a ONU-Habita

Estado visita obras nas grotas de Maceió

O programa Vida Nova nas Grotas ganhou, na quinta-feira (26), o reforço da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que tem a missão de intensificar as melhorias habitacionais em locais de alta vulnerabilidade em Maceió. O órgão será um importante aliado da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand) e do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU-Habitat), responsáveis pela implementação do projeto.

Inicialmente, as ações da Seinfra estarão concentradas na Grota da Macaxeira, no bairro de Chã de Jaqueira, que servirá de modelo para as demais ações da pasta dentro do programa. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho, os trabalhos já iniciam nesta segunda-feira (30). “A partir da próxima semana, nossa equipe já estará em campo, para realizar o levantamento técnico das casas e a análise social, por meio da qual identificaremos o perfil das famílias e suas prioridades”, destacou.

Os trabalhos, executados com recursos provenientes do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), serão desenvolvidos com base nas principais necessidades de cada família. “Serão serviços diferentes para cada realidade que encontrarmos, indo desde construções de novas cobertas a adequações de módulos sanitários”, explicou Geraldo Leão, superintendente estadual de Políticas de Habitação.

De acordo com Humberto Carvalho, a expectativa é de que um volume maior de casas e serviços seja contemplado por intermédio da Infraestrutura, cujo diferencial também é promover melhorias internas nas residências.

“O Vida Nova nas Grotas já avançou e fez muito por onde passou, atendendo a uma demanda da população e do próprio governador Renan Filho. Agora, viemos reforçar o programa, para garantir que as mudanças cheguem dentro das casas, não apenas nas áreas de convívio coletivo, e levem mais qualidade de vida, bem-estar e inclusão social”, salientou o secretário.

As melhorias habitacionais serão um complemento a outras transformações que já ocorrem na Grota da Macaxeira. Isso porque, por meio do programa, já têm sido construídos pontilhões, escadarias drenantes, passeios, muros de arrimo, canaletas, meio-fio e corrimãos, na localidade.

TAGS:

Deixe o seu comentário