11/10/2017 8h51

Começa hoje a tão esperada obra de dragagem do Porto de Maceió orçada em R$ 30,8 milhões

Ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella assina nesta quarta-feira, o contrato de dragagem do Porto de Maceió junto à empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação

Porto de Maceió ganhará competitividade após a conclusão da obra da dragagem

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella vai assinar nesta quarta-feira (11) o contrato de dragagem do Porto de Maceió junto à empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação. Com valor de R$ 30,8 milhões, a dragagem de aprofundamento do Porto inclui o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços. O prazo para execução de vigência do contrato com a empresa belga é de 13 meses, a partir da assinatura do contrato, sendo nove para a execução do serviço de dragagem.

Quintella ressalta lembra que a obra é esperada há mais de 30 anos pelos operadores e pela comunidade portuária. “Além de possibilitar o aumento da movimentação do porto, a dragagem vai gerar emprego e terá um impacto muito grande no desenvolvimento econômico do estado. Até o fim do 1º semestre de 2018, Maceió terá um porto mais competitivo”, assinalou o ministro.

Os ganhos para a região após a conclusão da obra são expressivos. Espera-se um aumento de 20 a 30% na movimentação de cargas, o que proporcionará redução de custos e maior rapidez nas operações dos navios graneleiros, que vão passar da média atual de 40 mil toneladas por porte bruto (TPB) para até 60 mil TPB. Essa medida corresponde à diferença entre o deslocamento bruto e líquido, ou seja, o que pode ser transportado em carga ou combustível.

Além disso, a profundidade hoje está para embarcações com calado de até nove metros, com a dragagem será expandido para 11 metros, o que vai possibilitará o atracamento de navios de maior porte, o que impactará positivamente na economia voltada ao turismo da região. Já o volume estimado a ser dragado é de mais de um milhão e cem mil metros cúbicos de sedimentos.

O porto de Maceió

Até agosto de 2017, o Porto de Maceió já movimentou mais de um milhão e meio de toneladas (60,33% exportações e 39,67% importações). O porto é o maior exportador de açúcar da região Nordeste e tem capacidade de escoar quatro milhões de toneladas por ano.

Possui oito berços de acostagem adequados para realização de operações de carga ou descarga de mercadorias, abastecimento, movimentação de passageiros e receber suprimentos. Além disso, cinco armazéns sendo quatro externos e um interno no Cais Comercial. Sua operação é 24/7 e o canal de acesso tem 120 metros de largura.

Deixe o seu comentário