22/09/2017 10h11

Comunidade do Trapiche faz preparativos finais para Simulado de Evasão

Ação com moradores, órgãos públicos e Braskem prevista para o dia 29 deste mês, está em fase final de preparação

Bairro do Trapiche da Barra

Em fase final de preparativos para o 14º Exercício Simulado de Evasão, representantes da Braskem, os moradores do Trapiche da Barra e órgãos públicos integrantes do grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL) intensificam  o planejamento e os planos que irão orientar o simulado de evasão que será realizado em 29 de setembro, a partir das 9h, naquele bairro. Diferentes reuniões e atividades de mobilização antecedem o Simulado, para definir  e  orientar a participação de cada grupo no exercício.

O primeiro compromisso  previsto foi o Simulado de Mesa, que aconteceu entre os representantes da Braskem, os coordenadores do bairro do Trapiche e representantes dos órgãos no APELL – como Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil municipal e estadual, Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) – onde foi apresentado o cenário proposto para este treino de evasão: um vazamento de cloro na fábrica Cloro Soda, situada à Avenida Assis Chateaubriand, com a incidência de ventos na direção do Trapiche. A reunião aconteceu no auditório da Estação Ambiental Cinturão Verde, na quinta-feira (21), às 9h.

O cenário também será apresentado pelos representantes do programa APELL para  membros da Associação de Moradores do Alto da Saudade (AMAS), para divulgar os procedimentos e  motivar os coordenadores de evasão que serão treinados no Simulado. A participação dos moradores  no exercício será incentivada durante o final de semana, com  ações de panfletagem, distribuição de cartilhas e ímãs informativos no sábado , dia 23 e uma sessão especial do Cine APELL para moradores do Sítio do Recreio.

O esquema de  trânsito na área do Trapiche, Dique Estrada e Pontal da Barra será tema de uma reunião específica na terça-feira (26), no Comando de Policiamento da Capital (CPC), já que as principais vias destes bairros terão que ser interditadas  para execução do Simulado de Evasão. Estarão presentes  representantes da Braskem, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SMTT e Guarda Municipal .

O último dia de mobilização, a quinta-feira , dia 28, terá mais uma ação de  panfletagem sobre o exercício, realizadas pelos moradores e lideranças da comunidade que atuam como coordenadores de evasão, com o objetivo de tirar eventuais dúvidas sobre o exercício. Uma  nova sessão do Cine APELL encerra as atividades de preparação para o Simulado, à noite.

Esta é a quarta vez que o bairro do Trapiche recebe uma edição do Simulado de Evasão, realizado para verificação e checagem dos treinamentos de segurança  que ao longo de todo o ano foram objeto das reuniões  e discussões  do programa  APELL. Da mesma forma, os órgãos públicos aproveitam este momento para testar seus próprios procedimentos de segurança e controle de cenário.

Ao fim da simulação, os moradores do bairro que participarem do exercício podem participar de uma série de atividades realizadas  no Complexo Lourenço de Albuquerque, que incluem  apresentação teatral, sorteio de brindes, atendimento odontológico e teste de glicemia , além do reconhecimento público  aos participantes que se destacarem durante o evento.

TAGS:

Deixe o seu comentário