20/09/2017 12h17

Alagoas é o Estado que mais inaugura hotéis no Nordeste

Ações do Governo do Estado, como a redução de impostos para atração de empreendimentos e novos voos, foram decisivas para expansão do setor.

Governador e secretário Helder Lima conhecem o ambiente interno do Hotel Porto Jatiúca

“Alagoas tem se destacado no que tange os empreendimentos em hotelaria. Acredito que seja a primeira em inauguração de hotéis, em segundo a Paraíba, os outros nem tanto”, contou o diretor comercial da CVC, Clayton Armelin. A afirmação foi feita durante a inauguração de mais um empreendimento hoteleiro no Estado, nesta terça-feira (19).

O Hotel Porto Jatiúca, em Maceió, é o quinto inaugurado em Alagoas este ano. O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, prestigiaram o evento de abertura oficial das atividades do empreendimento, que contou com incentivos fiscais provenientes do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) para sua implantação.

m capacidade de 342 leitos, o empreendimento hoteleiro representa um investimento de R$ 25 milhões, gerando mais de trezentos empregos, sendo sessenta diretos e outros duzentos e setenta indiretos. Como este, outros 14 hotéis estão em construção no Estado, outros três em expansão e cinco empreendimentos estão sendo prospectados para Alagoas.

À frente da Rede Porto de Hotéis, que possuiu outros dois empreendimentos na capital, o empresário Ralph de Paiva Vasco conta que o incentivo do Prodesin foi essencial para o desenvolvimento do projeto. “É uma das coisas essenciais para o desenvolvimento do projeto porque reduz bastante os custos de nossos equipamentos mais pesados, reduz cerca de 80%. Com esse dinheiro pudemos investir em equipamentos, como uma área de T.I. [tecnologia da informação] fantástica e um sistema de luz e água que gera uma economia de 30% nos gastos”, conta o empresário.

A expansão hoteleira no Estado não é um evento isolado no segmento turístico, mas é mais um indicativo do bom desenvolvimento do Destino Alagoas em nível nacional. Ainda segundo o diretor comercial da CVC, Clayton Armelin, as vendas para o Estado cresceram 9% no acumulado do ano, em relação a 2016.

“Este ano nós já tivemos um crescimento de 9% nas vendas para Alagoas, no acumulado do ano. Esse número é fantástico em um ano de crise. Nós vamos ter reuniões para planejar ações ainda sobre esses últimos quatro meses do ano. Queremos chegar à faixa entre 10% e 12% de crescimento no fim do ano sobre o ano passado que foi 240 mil passageiros”, contou Cleiton Armelin.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, ressaltou o impacto das ações do Governo do Estado para os bons indicadores do segmento turístico em Alagoas.

“O país vem atravessando uma crise econômica que afetou também o turismo em todo o Brasil. Tanto que alguns destinos, como Bahia, Natal e Ceará, tiveram hotéis fechando nesse período. Neste cenário, Alagoas tem alcançado sucesso que é fruto de parceira entre poder público e o trade turístico. O Governo de Alagoas, por exemplo, impulsionou esse sucesso com a redução de imposto do ICMS sobre o QAV, combustível das aeronaves, com isso o Destino se tornou muito mais atrativo para as companhias aéreas, ampliando também o benefício fiscal para voos fretados, que representaram, somente no ano passado, 16% do fluxo em nosso aeroporto”, explicou Helder Lima.

TAGS:

Deixe o seu comentário