10/07/2017 13h56

Plantio inadequado de árvores gera transtornos e falta de energia

Só nos primeiros quatro dias do mês de julho foram 190 desses tipos de casos atendidos pela Eletrobras

 

População deve saber escolher o local ideal para plantio de árvores

Dados da Eletrobras Distribuição Alagoas apontam que somente este ano foram registradas quase cinco mil ocorrências envolvendo árvores e a rede elétrica, uma média diária de 29 atendimentos. Só nos primeiros quatro dias do mês de julho foram 190 desses tipos de casos atendidos pela Eletrobras.

Os registros indicam 223 ocorrências, com interrupção de energia, a mais se comparado ao mesmo período de janeiro a quatro de julho de 2016. O número de horas trabalhadas pela Eletrobras neste mês envolvendo fios partidos por quedas de árvores já registram uma alta de 203,7%.

Com as fortes chuvas e ventanias que atingem o Estado, a preocupação da Eletrobras aumenta. Por isso, a Distribuidora reforça as orientações para evitar acidentes e interrupções no fornecimento de energia. Uma delas é em relação ao plantio das árvores. Antes de fazer o gesto nobre, é necessário adotar alguns cuidados.

Segundo orientação do gerente de Manutenção da Eletrobras, Bruno Amaral, só é indicado plantar árvores de pequeno porte debaixo da rede elétrica, com no máximo quatro metros de altura. A recomendação a ser seguida também leva em consideração os cabos de telefonia, internet e tv, normalmente instalados abaixo da rede da Eletrobras.

“É preciso lembrar que a poda de árvores plantadas dentro das propriedades é responsabilidade do proprietário do local, seja residência, estabelecimento comercial ou industrial. Ele deve ficar atento à proximidade com a rede elétrica”, afirma Amaral.

“Em casos de árvores nos espaços públicos, a população deve acionar os órgãos de proteção ambiental do seu município para realizar as podas preventivamente, antes dos galhos tocarem nas redes. Caso a vegetação atinja os cabos, a Eletrobras deve ser acionada pelo telefone 0800 082 0196”, complementa o gerente.

O engenheiro eletricista ressalta que os riscos para a população são muitos, desde pequenos incidentes com fios partidos ou situações de curto-circuito que podem causar incêndio. A queda de árvores pode levar postes e redes energizadas ao chão, pondo em risco a segurança da população.

A falta de energia ocasionada por árvores que tocam a rede elétrica pode ser das mais demoradas, em função do risco envolvido no trabalho e pelo dano causado na rede. Nesta terça-feira, por exemplo, foram registradas 78 interrupções por interferência de árvores, demandando 151 horas de trabalho para normalizar o fornecimento.

GUIA DE ARBORIZAÇÃO - Para orientar a população, a Eletrobras editou um guia sobre arborização, onde constam dicas e instruções sobre o plantio de árvores, com demonstração de espécies e tipos de vegetação mais adequadas para áreas urbanas e rurais. O guia pode ser consultado no sitewww.eletrobrasalagoas.com no menu “Sustentabilidade”.

TAGS:

Deixe o seu comentário