11/07/2017 11h46

Codevasf recupera estoque pesqueiro da lagoa do Pé Leve em Limoeiro do Anadia

Ação inseriu milhares de alevinos e peixes juvenis de espécies nativas da bacia do São Francisco e espécies de grande valor comercial

Lagoa Pé Leve recebe peixamento

A lagoa do Pé Leve, fonte de alimento e de renda para milhares de famílias na zona rural do município de Limoeiro do Anadia, em Alagoas, teve o estoque pesqueiro recuperado. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou um peixamento que inseriu cerca de 50 mil alevinos e peixes juvenis na lagoa, que recuperou parcialmente o volume de água após as últimas chuvas na região.
O peixamento inseriu na lagoa – sem ligação com o leito do rio São Francisco – espécies nativas da bacia hidrográfica, como curimatã pacu e piau, e espécies de grande valor comercial, como tambaqui e tilápia.
Segundo Vinícius Dias Filho, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Itiúba, unidade científica e tecnológica da Codevasf, o peixamento dá continuidade a um trabalho de repovoamento que tem o objetivo de manter o estoque pesqueiro para que a população possa ter segurança alimentar com a facilidade de acesso ao pescado e também uma oportunidade de geração de renda.
“A Codevasf já vem realizando esse trabalho de peixamento na lagoa do Pé Leve há décadas. Nos últimos anos, com a estiagem prolongada, a lagoa chegou a um estado de seca. Com isso, as espécies que já haviam sido inseridas pela Codevasf na lagoa em outras oportunidades praticamente desapareceram do local”, relatou o chefe do centro integrado.
O peixamento foi acompanhado por diversas famílias do povoado que dependem da pesca na lagoa para alimentação própria e para geração de renda por meio da comercialização do pescado. A família de Adilson Malaquias é uma delas. Morador do povoado Pé Leve há 29 anos, ele defendeu que a comunidade deve respeitar o período de crescimento dos peixes para que se possa pescá-los no tamanho correto.
“Sempre que precisamos da mistura do almoço ou de um trocadinho, a gente vinha aqui na lagoa e tinha um peixinho para comer ou para vender. O que queremos agora é que a população tenha consciência do que está sendo feito hoje para que daqui a seis ou sete meses possamos ter essa atividade de pesca novamente. O tempo que ela passou seca, ficamos sem ter o que pescar. Agora quero que a população se conscientize e deixe o peixe crescer para não faltar o que pescar”, afirmou o agricultor e pescador.
Para ele, a lagoa do Pé Leve é uma fonte de sustento e renda que está na história de todos do povoado. “A Lagoa do Pé Leve é uma mãe de família. Sustentou muitas famílias por aqui. Desde pequeno, vejo os pescadores como seu Cícero Pescador, que criou toda a família a partir aqui da lagoa”, declarou Adilson Malaquias.
Na avaliação do prefeito de Limoeiro do Anadia, Marcelo Rodrigues, a parceria com a Codevasf garante a manutenção do pescado para as famílias. “Essa é uma parceria muito importante. Ficamos muito feliz em ter de volta a água à lagoa do Pé Leve após esse período de chuva. Daqui a seis meses já poderemos ter peixes para alimentar a população dessa região”, afirmou.
O superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, participou do peixamento e destacou a necessidade de a população participar na manutenção da qualidade ambiental da lagoa e do estoque pesqueiro, respeitando o período de crescimento dos peixes. “Pedimos a todos que zelem pela lagoa e pelos peixes que inserimos agora. Cada um precisa ser fiscal da lagoa para que não haja agressão ambiental, permitindo uma água de qualidade para que a Codevasf continue a realizar outros peixamentos aqui. E também retirando os peixes somente quando estiverem em tamanho ideal para consumo”, explicou.
O peixamento, realizado na última sexta-feira (7), também foi acompanhado pelo assessor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf Marlan Ferreira, pelo senador Benedito de Lira, parlamentares, secretários municipais e por moradores do povoado Pé Leve.

Deixe o seu comentário