05/06/2017 10h41

Estudantes de Arquitetura fazem visita técnica às obras de mobilidade nas grotas de Maceió

Pequenas Obras, Grandes Mudanças é fonte de pesquisa para a reurbanização em regiões de vulnerabilidade

Programa Pequenas Obras, Grande Mudanças, satisfaz famílias

Agência Alagoas

Aliar o conhecimento à prática é parte essencial da educação de qualquer profissional. Na Arquitetura e Urbanismo não é diferente. Por isso, acadêmicos do sétimo período do curso na Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), realizaram uma visita técnica às obras do Pequenas Obras, Grandes Mudanças nas grotas do Canaã e Ouro Preto, na periferia de Maceió.

O programa executado pelo governo do Estado, por meio da secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), promove obras de mobilidade nas grotas de Maceió, com a implantação e reforma de escadarias, pontilhões, passeios, muros de contenção, e é considerado pelos estudantes um exemplo de reurbanização em áreas de risco.

“A importância do programa se baseia na inserção das grotas cada vez mais na cidade e da cidade nas grotas, refletindo no processo de reurbanização dessas regiões. A atuação do ‘Pequenas Obras, Grandes Mudanças’ contribui para a concretude desse processo de interligação entre periferia e cidade, no que se refere a sua mobilidade e acessibilidade”, explica o arquiteto e professor João Paulo Omena.

Ainda segundo João Paulo,a visita é essencial para os alunos vivenciarem os conteúdos abordados em sala de aula. “Esta atividade extraclasse serviu também para contemplar os conteúdos abordados na disciplina, fazendo uma reflexão, especificamente, sobre a ‘Estética das Favelas’, durante as visitas às grotas”, conta o professor.

A visita do grupo foi monitorada por Ivanildo Alves, engenheiro responsável pelas obras nas grotas. Segundo ele, a visita é importante para aproximar as ações do Estado da comunidade acadêmica.

“Foi muito proveitosa a visita para os estudantes, pois, além da interação acadêmica, foi vista a preocupação do Governo do Estado e da Setrand em garantir mobilidade e a inserção dos moradores das grotas no contexto urbano, proporcionado melhorias na vida daqueles que mais precisam”, explicou o engenheiro.

O Programa

Em um ano de execução, o Pequenas Obras, Grandes Mudanças, que possuiu a chancela da ONU Habitat – braço da Organização das Nações Unidas para assentamentos urbanos e habitação – já beneficia vinte e duas grotas de Maceió. Até o fim da gestão, as obras alcançarão as 76 existentes de Maceió, contemplando mais de 250 mil habitantes da capital alagoana.

TAGS:

Deixe o seu comentário