29/05/2017 12h18

Governador pede a Temer execução do Programa de Contenção de Enchentes do Vale do Mundaú e do Paraíba

Obras estruturantes são relevantes para evitar a inundação de áreas urbanas dos municípios

Renan Filho pede ao presidente Temer a liberação de recursos emergenciais para conter enchentes e construir encostas

O governador de Alagoas, Renan Filho, requisitou, neste domingo (28), em reunião com o presidente Michel Temer, na sede do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz), em Maceió, que o governo federal, por meio de Medida Provisória (MP), execute o Programa de Contenção de Enchentes do Vale do Mundaú e do Paraíba como forma de evitar desastres naturais e danos provocados pelas inundações em períodos chuvosos.

Ele requisitou aporte financeiro da União ao programa executado pelo Governo do Estado denominado de “Vida Nova nas Grotas” (Pequenas Obras, Grandes Mudanças), que vem promovendo melhorias estruturais importantes e levado mobilidade urbana a essas comunidades carentes. Renan Filho fez, ainda, pedido de ajuda financeira para recuperação de estradas, pontes e outros equipamentos públicos afetados pelas enchentes em Alagoas.

O presidente Temer, quatro ministros e os presidentes do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, e da Câmara Federal, Rodrigo Maia, vieram a Alagoas, neste domingo, diante dos danos materiais e mortes (4) em decorrência das fortes chuvas que caem no Estado há cerca de uma semana. Cinco pessoas permanecem desaparecidas: quatro em Maceió (soterramento em grotas) e uma em Atalaia (provável afogamento de um jovem no Rio Paraíba).

“Solicitei ao presidente a edição de uma Medida Provisória que possa colocar em prática equipamentos necessários para que Alagoas evite, de uma vez por todas, essas grandes inundações, que é o Programa de Contenção de Enchentes do Vale do Mundaú e do Paraíba, o que vai, sem dúvidas, ser muito importante. Isso foi iniciado em Pernambuco e precisa ser feito aqui urgentemente. E o melhor caminho para se fazer isso é através da edição de uma Medida Provisória”, propôs Renan Filho.

Grotas, o programa bem-sucedido do Governo de Alagoas

O governador citou as melhorias promovidas pelo “Vida Nova nas Grotas”. Em um ano, o Programa do Governo do Estado já beneficia 22 comunidades carentes de Maceió. Até o fim do próximo ano, todas as 76 grotas de Maceió serão beneficiadas com as ações deste programa, que possui a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da ONU-Habitat, braço da organização para habitação e assentamentos urbanos.

“Solicitei que o governo federal participe dos investimentos que o Estado faz no Vida Nova nas Grotas, que é um programa fundamental para garantir mais segurança e melhorar a vida dos maceioenses que moram nessas localidades de risco”, revelou o governador.

Temer garante apoio ao Estado

O presidente da República garantiu que o governo federal vai agir de forma emergencial – recuperando os danos provocados pelas chuvas – e, posteriormente, em ações preventivas. Sem falar em cifras, Michel Temer garantiu, ainda, aporte financeiro ao Estado, possibilitado pelo decreto de situação de emergência assinado no sábado (27) pelo governador de Alagoas.

“Dois fatores se apresentam aqui: nós precisamos cumprir emergências, ou seja, recuperar logo aqueles danos provocados pelas chuvas e, mais adiante, já não se trata de emergência, executar obras indispensáveis que sejam preventivas, ou seja, temos que proteger as encostas para que não haja deslizamentos e tantos outros eventos”, declarou o presidente.

Participaram da reunião no 59º BIMtz os ministros da Integração Nacional, Hélder Barbalho; da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco; da Justiça, Torquato Jardim; da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antonio Imbassahy; do Turismo, Max Beltrão, e dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella. Os prefeitos de Maceió, Rui Palmeira, e de Rio Largo, Gilberto Gonçalves, também participaram do encontro.

TAGS:

Deixe o seu comentário