07/05/2017 23h49

Alagoas cria Frente Parlamentar de Engenharia com o propósito de retomar obras e mercado de trabalho

Frente Parlamentar de Engenharia foi uma proposição do deputado estadual Inácio Loiola em parceria com o Crea Alagoas

Presidente da FNE, Murilo Campos, ressalta o papel da Frente Parlamentar proposta pelo deputado estadual Inácio Loiola

A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas instalou na última sexta-feira, 05, em sessão solene a Frente Parlamentar da Engenharia que tem como propósito contribuir para a retomada da economia, para a garantia da boa prestação de serviços e sobretudo para a valorização dos profissionais do Sistema Confea/Crea. De autoria do deputado estadual Inácio Loiola (PSB), a proposição visa a participação da sociedade na discussão acerca de projetos estruturantes imprescindíveis para a população.

A instalação da Frente Parlamentar de Engenharia objetiva envolver a sociedade civil organizada – poder público, iniciativa privada e entidades representativas – no sentido de colaborar e dar um direcionamento à promoção do crescimento do Estado a partir da utilidade dos parcos recursos públicos voltados à edificação de obras. Também busca abrir novas oportunidades no mercado de trabalho para engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas e outros, afirma Inácio.

O presidente da Federação Nacional da Engenharia (FNE), Murilo Celso Campos Pinheiro, destacou a Frente Parlamentar como mais uma ferramenta para ajudar a construir novos espaços e especialmente lutar pela valorização dos salários da categoria. “O País atravessa um momento conturbado economicamente e socialmente, que implica na perda de postos de trabalho e na perda de direitos”. Então, Alagoas está dando exemplo ao criar ambiente favorável para o debate da engenharia.

“É verdade. Esta data 05 de maio ficará na história da engenharia alagoana, porque daqui para a frente a categoria formada por engenheiros e agrônomos ganhou mais um novo aliado: o Poder Legislativo que será mais um parceiro nas demandas da classe. E, uma delas, é na questão salarial dos profissionais que trabalham no Estado e na Prefeitura de Maceió e recebem salários irrisórios. Engenheiros e agrônomos precisam ser reconhecidos pela sua experiência e responsabilidade no serviço público”, alertou o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL), Fernando Dacal.

O deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), autor e defensor da proposição que instituiu a Frente Parlamentar Mista da Engenharia no Congresso Nacional, em discurso contundente, disse que está na hora de valorizar a classe de engenheiros no País. “Não tenho dúvidas de que se o Brasil estivesse sendo governado por engenheiros, com todo respeito a outras classes, a situação do povo brasileiro era melhor. Não estava vivendo essa realidade dura com perda das garantias sociais e de salários”, declarou.

Lessa enalteceu ainda a criação da Frente Parlamentar da Engenharia em Alagoas pelo deputado estadual Inácio Loiola (PSB), o que reforça a posição de vanguarda do Estado. A Frente Parlamentar Mista da Engenharia só avançará em nível nacional com o apoio e a iniciativa semelhantes ao que ocorreu neste dia 05 de maio na Casa Tavares Bastos.

TAGS:

Deixe o seu comentário