21/02/2017 9h56

São José da Laje ganha primeiro arquivo público municipal

A entrega do espaço acontecerá durante a passagem do Governo Presente

 

São José da Laje

Com o apoio técnico do Governo do Estado, por meio do Gabinete Civil, o município de São José da Lage abrirá as portas do primeiro arquivo público municipal de Alagoas. A iniciativa é considerada um marco estadual. A previsão de entrega do espaço, que irá resguardar, preservar e disseminar a história local, será durante o Governo Presente, previsto para o mês de abril, com a presença do governador Renan Filho.

São José da Laje é conhecido por ser uma cidade de figuras ilustres. São poetas, artistas, músicos, imortais do Instituto Histórico Geográfico de Alagoas (IHGAL). E, para a superintendente do Arquivo Público de Alagoas, Wilma Nóbrega, é essencial existir um local que seja uma importante ferramenta de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico, além de ser elemento de prova e informação à comunidade.

“Nós vamos prestar assessoria técnica quanto às diretrizes para instalação desse importante equipamento público, desde o monitoramento do espaço físico, dos materiais, recursos humanos, além da coleta de documentos junto aos órgãos e os municípios. Iremos disponibilizar treinamento, quanto à organização técnica, de acordo com as normas arquivístas e de preservação, conservação e guarda dos acervos em seus mais variados suportes,” explicou a superintendente.

O prefeito de São José da Laje, Rodrigo Valença, fala com orgulho desse marco para sua cidade e também para o Estado. “Será um orgulho para os lajenses terem um Arquivo Público Municipal, localizado em uma área nobre da cidade, na Praça Padre Cícero. E, ainda mais, ser inaugurado com a presença do governador Renan Filho. Já encaminhei a lei que protege nosso acervo histórico à Câmara Municipal e estamos esperando aprovação. Os recursos para a obra são 100% municipal,” ressaltou ele.

Segundo a secretária de Turismo de São José da Lage, Jacineide Maia, o Arquivo Público Municipal será aberto aos lajenses, para visitas, pesquisas de alunos das escolas estaduais e municipais, porque vai resgatar diversos documentos relevantes para a história da cidade.

“É de relevante importância a criação do primeiro Arquivo Público Municipal do Estado de Alagoas para o município , que terá sua história resgatada por meio de fotos, documentos, documentários, vídeos, reportagens, jornal, histórias das quatro grandes enchentes de1914, 1941, 1969, 2010, galeria com fotos de todos os prefeitos, histórias das famílias que prestaram serviços à cidade, enfim, toda a história do povo lajense,” informou emocionada a secretária municipal.

 

Função de um Arquivo Público Municipal

 

O Arquivo Público Municipal tem a função de reunir páginas de documentação textual, audiovisual e nos mais variados suportes, produzidos desde a fundação do município até os últimos anos, em todos os órgãos da administração pública municipal e preservar documentos, como os de interesse histórico e científico, permanentemente.

Deixe o seu comentário