24/01/2017 15h30

Prefeitura de Traipu fortalece comercio local ao priorizar as compras no município

Setores de alimentação, material de limpeza e hortifrutigranjeiros serão beneficiados com a medida do Poder Executivo

Comerciantes de Traipu ficam satisfeitos com a medida de estímulo ao comércio local

Assessoria

O prefeito de Traipu, Eduardo Tavares, anunciou, na manhã desta terça-feira, 24, que, a partir de agora, o comércio local ganhará prioridade em todas as compras realizadas pelo Executivo municipal em variados segmentos. Para isso, contudo, os varejistas terão apenas que estar devidamente formalizados como empresa junto aos órgãos responsáveis. A princípio, a estimativa é de que serão beneficiados, de uma única vez, os setores de alimentação, material de limpeza e hortifrutigranjeiro, proporcionando o incremento na renda de dezenas de famílias.

O anúncio foi feito durante reunião realizada no Clube São Vicente, em Traipu, com 200 pequenos e micro empresários que possuem negócios em setores diversos. A inciativa do prefeito Eduardo Tavares é para que a economia de Traipu – localizado no Médio São Francisco, a 195,8 quilômetros de Maceió, seja incrementada o mais rápido possível.

“Vamos unir forças para trazer nossa pequena riqueza para dentro de nossa cidade. Trata-se de uma alternativa encontrada pela Prefeitura de Traipu para que cada vez mais nosso comércio se fortaleça”, explicou o prefeito Eduardo Tavares.

Atualmente, a maioria dos comerciantes do município queixa-se do decrescente movimento nas vendas. Maria Inês Melo, que possui um restaurante e uma pousada na cidade, diz que o faturamento vem caindo drasticamente. “A cidade está muito parada. Parece que todo mundo cruzou os braços e entregou os pontos. Essa iniciativa do prefeito Eduardo Tavares nos renova o ânimo, pois representa uma grande esperança de incentivo”.

Na avaliação do secretário municipal da Indústria e do Turismo, José Valter dos Santos, a situação vivenciada pelo varejo de Traipu é reflexo da falta de alternativa de renda. De acordo com ele, a maioria da população é composta por servidores públicos ou assistidos por programas sociais, sobretudo o Bolsa Família.

O secretário José Valter dos Santos também chamou a atenção para a situação geográfica do município. Ele explica que 70% da linha territorial da cidade fica localizada na zona rural e mais próximas de outras cidades, como Batalha, Olho D’Água Grande, São Braz, Girau do Ponciano e Campo Grande.

“Por isso, a maioria das pessoas fazem suas compras nesses outros municípios e, assim, infelizmente, saímos em desvantagem”, explicou José Valter, acrescentando que o próximo passo do prefeito Eduardo Tavares é investir na capacitação da população para que se qualifiquem tecnicamente para que possam criar novos negócios, ampliar os que já têm ou mesmo escolher uma profissão.

A reunião realizada nesta terça-feira, 24, teve a participação de representantes do Sebrae, Senac, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco. Eles explicaram aos presentes o que deve ser feito para que se formalizem. Também foi falado sobre a importância da capacitação profissional.

 

Deixe o seu comentário