09/12/2016 10h07

Entrega de obras estruturantes nas comunidades ajuda a resgatar autoestima dos maceioenses

Pequenas Obras, Grandes Mudanças chegou para trazer infraestrutura e mais expectativa de vida para a população

Obras mudaram a vida da promotora de vendas, Joelma Moreira, moradora da grota há mais de vinte anos

Agência Alagoas

Os mais de mil moradores da grota da Iraci vivenciaram uma manhã histórica nos últimos dias. O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, entregaram à população a construção de escadarias, pontilhões e passeios feitos pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

A secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), construiu cinco novas escadarias e reformou as duas que já existiam, totalizando 173 metros lineares do equipamento urbano. Outro importante equipamento urbano de mobilidade proporcionado pelo programa à comunidade foi a instalação de cinco pontilhões, sendo quatro novos e um recuperado.

Além das escadarias, foram instalados 500 metros de corrimão e construídos 441,50 m² de passeio, três metros lineares de muros de arrimo, 276 m² de reboco. O programa também pintou 34 casas na grota, sendo algumas delas pinturas especiais, com elementos que remetem a natureza e a vida em comunidade.

As obras mudaram a vida da promotora de vendas, Joelma Moreira, moradora da grota há mais de vinte anos. “As coisas mudaram totalmente aqui. Este é o maior benefício que já fizeram pela gente. As pontes eram todas de madeiras, os entregadores não conseguiam chegar nas casas, até pra chegar uma feira era difícil”, contou Joelma Moreira.

Ainda segundo a moradora, esta é a primeira vez que a gestão pública realiza alguma obra em prol da população local. “É a primeira vez que algum governante realiza alguma obra pra gente aqui na grota. Nós permanecemos por anos abandonados, sem qualquer melhoria na comunidade”, explica Joelma Moreira.

PARCERIA 

A inauguração das obras de mobilidade urbana marcou também a assinatura da parceria entre o governo do Estado e a ONU – Habitat, braço das Organizações das Nações Unidas para assentamentos e habitação. O convênio com a instituição internacional irá proporcionar a expansão do programa “Pequenas Obras, Grandes Mudanças”, que pretende atingir todas as 76 comunidades carentes de Maceió até 2018.

O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, ressaltou a importância do Pequenas Obras, Grandes Mudanças para o desenvolvimento econômico e social de Maceió.

“Hoje é um dia muito especial a todos da Setrand. O Pequenas Obras, Grandes Mudanças é um programa muito especial. Este projeto é presente que o governador Renan Filho nos deu para que pudéssemos mudar a vida das pessoas diretamente. As obras trazem muito mais que mobilidade à essas pessoas, traz dignidade e qualidade”, conta Mosart.

Ainda segundo o secretário, a parceira com a ONU irá fazer com que o programa seja expandido da melhor forma possível.

“Esse programa é tão especial que chamou a atenção do Brasil e do mundo. A parceira que firmamos hoje com a ONU garante que o Pequenas Obras, Grandes Mudanças seja expandido a todas as comunidades carentes de Maceió, transformado o espaço urbano da cidade e incentivando a qualidade de vida de milhares de pessoas”, conclui Amaral.

Deixe o seu comentário