06/12/2016 10h52

Emater entrega equipamentos a agricultores para melhoria da produção no campo

A ideia é atualizar essas estruturas com a entrega de balanças, computadores, além de minicaminhões para transportar os alimentos até os pontos de distribuição.

Agricultores receberão equipamentos para aumento da produção e da renda

Agência Alagoas

Melhorar a produtividade do agricultor familiar é a missão do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural e Sustentável de Alagoas (Emater). Para isso, o órgão estadual, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário(MDSA), vai repassar, através de um convênio, equipamentos de modernização de unidades de apoio à distribuição de produtos da agricultura familiar.

A iniciativa vai melhorar os pontos de recebimento dos alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ideia é atualizar essas estruturas com a entrega de balanças, computadores, além de minicaminhões para transportar os alimentos até os pontos de distribuição.

Também estão previstos no projeto, a entrega de freezers horizontais e verticais, além de caixas monoblocos e pallets. Serão 55 municípios beneficiados com a entrega de kits para centrais de comercialização.

Além de permitirem que os agricultores familiares exponham seus produtos a um público maior, as caixas monoblocos e as balanças contribuem para a comercialização dos alimentos oriundos da agricultura familiar de forma padronizada.

De acordo com o diretor-presidente da Emater, Carlos Dias, o Governo do Estado vai atuar nesta ação em parceria com as prefeituras municipais, sindicatos rurais, além do ministério.

“Cada município vai receber R$149 mil em equipamento. Esses equipamentos em sua grande maioria são para montagem de um escritório que vai servir como ponto de apoio para comercialização da agricultura familiar. Além do escritório, virá também um minicaminhão que vai servir para escoar a produção dos agricultores e entrega aos lugares onde serão beneficiados com os produtos”, destacou Dias.

A Emater confirma ainda a entrega de uma moto e mais um carro aberto, tipo saveiro.

“A gente entende que esses equipamentos vão fortalecer a secretaria da Agricultura e também as prefeituras, no sentido de prestar o melhor serviço de assistência técnica em parceria com a Emater”, destacou o diretor-presidente.

Programa Aquisição de Alimentos

Outro convênio junto do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário(MDSA) também está em curso e visa repassar um recurso através do PAA adesão (Doação Simultânea), o qual vai beneficiar cerca de 147 entidades, além de 803 unidades familiares de fornecedores participantes.

As famílias receberão alimentos que serão comprados da agricultura familiar. Essas instituições serão beneficiadas de toda a compra que será feita através do PAA e como entidade, ela vai pegar esse alimento, processar e repassar a o seu público alvo. Mais de dez municípios serão contemplados totalizando o valor de R$ 3.353.711,98.

O convênio terá forte impacto social e econômico. Pois o programa garante a compra dos produtos da agricultura familiar, que é resultado do trabalho dos pequenos agricultores e agricultoras, e suas famílias, pagando preço justo, sem atravessadores, e doando a entidades de rede de ensino e socioassistencial.

Em paralelo, o convênio promove a geração de renda e a sustentação de preços aos agricultores familiares, fortalecendo as organizações sociais e incentivando a promoção com diversificação da produção e melhoria da qualidade dos produtos.

Essa ação tem apoio da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e em visita a sede da Emater, o presidente João dos Santos, ressaltou a importância do convênio e também reforçou o apoio ao órgão estadual.

“Esse convênio acontecendo, teremos a certeza de que a situação dos agricultores e produtores do estado só vai melhorar. As cooperativas vão poder adquirir esses produtos através da agricultura familiar. E logo depois, esses mesmo produtos poderão ser entregues nas comunidades para ajudar as famílias carentes. Isso tudo vem acontecendo pelo empenho da Emater, na pessoa do diretor-presidente Carlos Dias, a quem eu parabenizo e agradeço pelo apoio”, disse João dos Santos.

TAGS:

Deixe o seu comentário