16/12/2016 12h12

Estado de Alagoas é referência em inclusão social no país e ganha prêmio nacional

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra

Secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, coordenadora estadual do programa Bolsa Família, Maria José Cardoso recebem premiação em nível nacional

O Governo de Alagoas foi o grande vencedor do Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social – Edição Especial: Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, na categoria Boas Práticas – Cadastro Único e Diversidade Social. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra.

Em 2016, 341 trabalhos de todos os estados brasileiros se inscreveram no Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA). Na final da categoria Boas Práticas, Alagoas disputava o prêmio com o Pará e o Paraná.

A cerimônia de premiação contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, e da coordenadora estadual do programa Bolsa Família, Maria José Cardoso, responsável pela elaboração e execução do projeto vencedor, intitulado ‘Visibilidade às Famílias Pertencentes aos Grupos Tradicionais e Específicos em Alagoas – Conhecer para garantir Direitos’. Os dois receberam o prêmio das mãos do ministro Osmar Terra.

De acordo com Maria José Cardoso, o projeto incentiva a especificação, nos registros do Cadastro Único, das famílias pertencentes a grupos como indígenas, quilombolas, famílias em situação de rua, ribeirinhas, pescadores artesanais, agricultores familiares, assentados da reforma agrária e catadores de material reciclável, por exemplo.

“Com a devida marcação nos 16 grupos específicos durante o preenchimento dos dados de cada família no Cadastro Único, os municípios podem pleitear políticas, programas e projetos voltados para esse público. O trabalho da Seades junto a esses grupos recebeu o reconhecimento que precisávamos para continuar cumprindo nossa missão. A responsabilidade aumentou com os olhares do Brasil inteiro, mas temos a certeza da nossa capacidade em fazer desse projeto uma referência nacional”, explicou Maria José.

Deixe o seu comentário