24/11/2016 0h01

Mais recursos do Estado para o Programa Água para Todos

210 cisternas serão construídas na zona rural do Sertão

Novas cisternas trazem esperança para as comunidades rurais

O secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, anunciou nesta quarta-feira (23), o repasse de R$ 2,1 milhões para as instituições incluídas no Programa Água Para Todos para a construção de 210 cisternas de segunda água. A informação foi dada aos pequenos produtores na reunião do plano de trabalho.

Durante o encontro, o secretário da Agricultura Álvaro Vasconcelos assegurou aos produtores rurais que vem articulando junto ao governo federal, o aporte de R$ 15,5 milhões que serão investidos no Programa, no ano de 2017.

O secretário explicou ainda que, com repasse desses recursos pelo governo federal, vai possibilitar a construção de mais 1.300 cisternas de segunda água e 430 cisternas de primeira água. “O Governo de Alagoas passa a oferecer independência às famílias com esse projeto de inclusão produtiva”, afirma Álvaro Vasconcelos.

Como informa o superintendente de Inclusão Produtiva da Seagri, Israel Moura, serão construídas cisternas de 52 mil litros nas comunidades rurais, pelo plano de trabalho, que beneficiará diretamente mais de 200 famílias.

Para Mardônio Alves, associado da Cooperativa de um dos Bancos Comunitários de Sementes, as cisternas tem um alcance social muito grande porque possibilita o armazenamento de água para consumo humano, para produção de alimentos e criação de animais.

“Como no semiárido as chuvas são concentradas, vindo apenas no inverno e trovoadas de janeiro, as cisternas servem para captar água e que serão utilizadas no período de estiagem”, afirmou o produtor rural.

Entre os municípios beneficiados com o repasse para construção das cisternas estão Delmiro Gouveia, Igaci, Coité do Noia, Arapiraca, Palmeira dos Indios, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Lagoa da Canoa, entre outros.

Participaram da reunião representantes de diversas associações como Cactus, Aagra, Ceapa, Coppacs, Carpil, Instituto Terra Viva, Cáritas Diocesano de Palmeira dos Índios, entre outros.

 

 

TAGS:

Deixe o seu comentário