01/11/2016 10h50

Alagoas sedia seminário e curso internacional de convivência com o Semiárido

O seminário se destina a agricultores, produtores rurais, professores, pesquisadores, técnicos, gestores, extensionistas e estudantes

Semiárido ainda atrai a atenção dos pesquisadores

Com os temas ‘Vulnerabilidade climática e convivência com o Semiárido’ e ‘Vulnerabilidade socioambiental e resiliência no Semiárido’, Alagoas vai sediar nos dias 3 e 4 de novembro, em Piranhas, o terceiro Seminário e Curso Internacional de Convivência com o Semiárido.

O evento, que conta com a participação do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), será promovido pelo Comitê Gestor do Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, um espaço de capacitação, troca de experiências e desenvolvimento de tecnologias voltadas para a inclusão socioprodutiva dos moradores da região. A ideia é proporcionar alternativas econômicas, sociais e ambientais mais racionais, diante dos desafios impostos pelo clima.

São parceiros e apoiadores do seminário a Seagri, o Fundo Espanhol de Cooperação para Água e Saneamento, Sebrae, Chesf, Embaixada da Espanha no Brasil, Cooperação Espanhola, além dos ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente.

O seminário se destina a agricultores, produtores rurais, professores, pesquisadores, técnicos, gestores, extensionistas e estudantes. O curso estará composto por módulos, com conteúdo teórico e prático, além de módulo a distância.

Cada módulo prevê aulas teóricas e práticas nas instalações do Centro Xingó e visitas técnicas acompanhadas em projetos e propriedades da região, como forma de confrontar os conhecimentos adquiridos com a realidade local.

Na quinta-feira (3), às 10h, ocorre o colóquio de discussão ‘O Centro Xingó e as ações de Convivência com o Semiárido’, seguida de apresentação de vídeo e palestra explicativa do tema, com ações, resultados e desafios.

Na sequência, os participantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra ‘Boas práticas e experiências exitosas para a convivência com regiões áridas e semiáridas’ e o ‘Simpósio internacional de produção e uso da palma em regiões semiáridas’, além do lançamento de livros e da edição especial da revista Sustentabilidade em Debate.

Na sexta-feira (4) acontecem as palestras ‘Vulnerabilidade climática e convivência com o Semiárido’; ‘Uso hidroagrícola do Canal do Sertão: Produção, inserção socioprodutiva, segurança alimentar e convivência com o Semiárido’; ‘Protagonismo feminino na convivência com o Semiárido’ e ‘Regiões Semiáridas no mundo: potencial de colaboração.

Todos os debates ocorridos nos dois eventos serão sistematizados em formato de publicação.

TAGS:

Deixe o seu comentário