09/11/2016 12h52

Alagoas lança projeto-piloto para primeira infância inovador e vira destaque em Simpósio Internacional

Projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas está sendo implantado na cidade de Murici e será levado no início do próximo ano para outros municípios alagoanos

Infância garantida com novas e melhores perspectivas de vida

Agência Alagoas

O projeto-piloto para primeira infância de Alagoas foi destaque durante o VI Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, realizado terça-feira (8), em Recife. O evento é o principal encontro para debater o tema no Brasil e contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais e do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Tendo como debate central políticas públicas que deem prioridade absoluta aos cuidados com a primeira infância, o simpósio apresentou reflexões e experiências bem-sucedidas nacionalmente e no mundo. O Estado de Alagoas, mesmo com seu projeto em fase de desenvolvimento, foi destaque durante a fala do diretor-presidente da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Eduardo Queiroz, instituição referência no mundo sobre projetos para primeira infância.

“A participação de Alagoas no simpósio mostra que o governador Renan Filho e a primeira-dama, Renata Calheiros, trabalham com uma gestão moderna, valorizando a ciência para pensar no futuro. O projeto cuidará das crianças, integrando Estado e município, uma parceria importante em se tratando de políticas públicas”, afirmou Eduardo Queiroz.

Para o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, a referência positiva dada a Alagoas mostra que o Estado trabalha em consonância com as principais diretrizes discutidas no mundo.

“As propostas de acompanhamento, planejamento e avaliação que desenvolvemos em Alagoas estão alinhadas aos melhores modelos. O projeto para a primeira infância do nosso Estado é citado em evento desse porte porque temos uma equipe que atua na construção das melhores diretrizes e coloca essa política pública como base para o desenvolvimento social”, disse Pinaud.

A comitiva de Alagoas foi composta por quinze técnicos, membros do Comitê da Primeira Infância de Alagoas, da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e do Núcleo de Reabilitação e Educação Nutricional (Cren).

“Estamos estruturando o nosso programa, e a participação de Alagoas neste simpósio contribuirá no alinhamento das ações, com as recomendações dos especialistas internacionais. Nosso programa tem características comuns com exemplos que vimos aqui, por ser liderado e financiado pelo Governo e baseado em evidências científicas e preocupação com o social”, explicou Joyce Amorim, uma das coordenadoras do comitê alagoano.

O projeto-piloto da Primeira Infância de Alagoas está sendo implantado na cidade de Murici e será levado no início do próximo ano para outros municípios alagoanos. A iniciativa de trabalhar os cuidados com a primeira infância partiu da primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, coordenadora do Comitê Estratégico da Primeira Infância de Alagoas, atuando em conjunto com mais três secretarias de Estado.

Deixe o seu comentário