14/07/2016 20h59

Construção do gasoduto Penedo-Arapiraca avança. Agreste será principal beneficiado

Indústrias vão poder contar com o gás natural, o que vai baratear os custos de produção

Obra do gasoduto gera emprego para famílias alagoanas

Agência Alagoas

Além da perspectiva de fornecer gás natural para as principais indústrias do agreste alagoano, a construção do gasoduto Penedo-Arapiraca, iniciada em janeiro deste ano, já começa a mostrar os primeiros resultados.

Prova disso, são as vagas de empregos criadas a partir da construção do empreendimento, além do aumento no movimento do comércio local das cidades de Penedo, Igreja Nova e São Sebastião (municípios que compreendem as etapas I e II do empreendimento).

De acordo com o gerente de engenharia da companhia, André Alves, o aproveitamento da mão-de-obra local é de aproximadamente 50%. Os restaurantes, hotéis e postos de combustíveis são diretamente beneficiados com o aumento do fluxo de pessoas durante a realização das obras.

“A construção do gasoduto estimula a movimentação do comércio local. Segundo nosso levantamento, cerca de 100 empregos diretos foram gerados e mais de 100 pessoas estão hospedadas nos hotéis desses municípios, além da necessidade de 300 refeições por dia e o uso de cinco mil litros de combustíveis por mês”, detalhou André.

Com a instalação do empreendimento da Algás, que terá capacidade de fornecer 343 mil m³ do energético por dia, a companhia pretende atender à demanda energética do setor industrial e atrair a instalação de novos empreendimentos nessa região.

“A disponibilidade do gás natural é um importante atrativo para a prospecção de empresas, consequentemente isso aumenta a geração de emprego e de renda da população da região. Com o gasoduto Penedo-Arapiraca, as indústrias locais poderão contar com praticidade, segurança e eficiência energética”, explicou o gerente comercial da Algás, Fábio Sousa.

O gasoduto Penedo-Arapiraca está dividido em quatro etapas a serem construídas em dois momentos diferentes. As etapas I e II, que compreendem o primeiro momento, estão com status adiantado em relação ao cronograma previsto. Segundo a Algás, as duas primeiras etapas devem ser finalizadas até o início de 2017, enquanto as outras têm conclusão programada para 2018.

TAGS:

Deixe o seu comentário