13/05/2016 10h47

Estado investirá R$ 20 milhões na construção do novos eixos Cepa-Quartel. Obras devem ter início rápido

Empresas têm até sextas-feira, 13, para empresas apresentarem propostas e projetos na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitação no Centro

Via da Fernandes Lima será desafogada com novas obras no eixo Cepa-Quartel

Agência Alagoas

Uma das obras mais esperadas pela população alagoana, sobretudo pelo povo maceioense, está com dias contatos para ser iniciada. O edital de licitação para as obras e serviços preliminares à implantação de transporte de massa da região metropolitana de Maceió – eixos Cepa e Quartel, foi publicado no Diário Oficial dessa quarta-feira (11).

Com a publicação do edital, empresas interessadas devem apresentar suas documentações e propostas nesta sexta-feira (13), às 10h, na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitação, localizada na Rua do Sol, 290, no Centro. O edital encontra-se à disposição dos interessados das 8h às 13h, na sede da Comissão. ara Mosart Amaral, gestor da pasta de Transporte e Desenvolvimento Urbano, a implantação dos eixos viários foi o meio encontrado pela equipe de planejamento da Setrand para a otimização do escoamento do tráfego no principal corredor estrutural de transporte da capital alagoana, a Avenida Fernandes Lima.

“Moramos numa cidade cheia de problemas. Obras que têm como objetivo melhorar o escoamento do trânsito e o dia-a-dia da população são essenciais”, frisou o secretário.

Os eixos terão o formato de binários – duas vias paralelas, de mão única e sentido contrário. O eixo Quartel terá cerca de seis quilômetros de comprimento, com início na Rua Marieta Lages, no Farol, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta,  configurando-se como uma alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da Região Metropolitana de Maceió.

O eixo Cepa, por sua vez, terá cerca de nove quilômetros de extensão. O binário tem início entre as Ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, e vai até o Ibama, na Gruta. Em seu trajeto, o eixo Cepa conecta as regiões Norte/Sul e Oeste da cidade.

A introdução dos binários irá transpor barreiras viárias existentes como o Cepa, 59° Batalhão de Infantaria Motorizado, Hospital do Açúcar, Hospital Portugal Ramalho e alguns lotes de residência. A obra contempla pistas de rolamento, travessia em nível, calçadas, iluminação pública, além de muros vazados nas propriedades, recursos que irão garantir a segurança dos pedestres que circulam na região.

A obra, orçada em, aproximadamente, R$ 20 milhões, será realizada com recursos estaduais e está prevista para ter início logo após a conclusão do processo licitatório.

“Estamos complementado as vias existentes com outras novas para facilitar a mobilidade urbana dentro de Maceió. As obras devem ter início em, aproximadamente, dois meses e meio, com o fim do processo licitatório, e a previsão de conclusão é para o final deste ano e o início de 2017”, concluiu Amaral.

Deixe o seu comentário