23/03/2016 11h27

Biodigestor da Cooperagro já está operando

Iniciativa sustentável renderá a cooperativa o vai garantir a realização de um fato inédito não só em Alagoas

Biodigestor vai fortalecer cadeia produtiva da mandioca

O biodigestor da fecularia da Cooperativa Agropecuária de Campo Grande (Cooperagro) já começou a operar. Embora o sistema ainda não esteja sendo aplicado na produção da indústria de beneficiamento de mandioca, localizada em Arapiraca, a cooperativa já vem obtendo resultados.

O presidente da Cooperagro, Eloisio Lopes, explicou a fecularia vai adotar um novo sistema de produção a partir do próximo mês com a chegada de um gerador.

“Devido ao começo do uso da biodigestão nós precisamos fazer algumas mudanças na fecularia na nossa forma de produção. Mas já estamos preparando o biodigestor para que a energia utilizada a partir de abril seja gerada apenas pelo biodigestor”, afirmou Lopes.

A cooperativa vem usando resíduos de produção local para alimentar o biodigestor. Isso porque de  equipamento digere o ácido cianídrico da manipueira (líquido tóxico que sai da mandioca) e transforma em um biogás, gerando energia para a fecularia e diminuindo os custos da produção sem agredir o meio ambiente.

A iniciativa sustentável renderá a cooperativa o vai garantir a realização de um fato inédito não só em Alagoas, mas também no Brasil: a adequação à legislação ambiental da primeira fecularia.

TAGS:

Deixe o seu comentário