26/01/2016 11h55

INSS/AL registra 415 perícias médicas no primeiro dia de retorno dos médicos peritos

Um aumento de 78% em relação aos demais dias deste mês de janeiro

Greve dos médicos atrasou o diagnóstico de muitas pessoas que procuraram o INSS

De Maceió -No primeiro dia de retorno dos médicos peritos ao trabalho, nesta segunda-feira (25), foram realizadas 415 perícias médicas nas agências do INSS em Alagoas. Um aumento de 78% em relação a média diária de 232 atendimentos realizados neste mês de janeiro.

Nessa volta as atividades, os servidores estão atendendo os segurados agendados para o respectivo dia, seja de perícia inicial, de prorrogação ou de encerramento, no caso de retorno do trabalhador as suas atividades. Nos próximos dias os gestores do INSS definirão como será antecipado o atendimento dos trabalhadores que estão com perícia médica inicial agendada para os próximos meses. Esses casos serão priorizados, pois o benefício só é definido e liberado o pagamento após a avaliação do médico perito.

A perícia médica é a avaliação necessária para determinar se existe ou não incapacidade do segurado para o trabalho. É um procedimento obrigatório para definir o auxílio-doença, a aposentadoria por invalidez e o benefício de prestação continuada para o portador de deficiência.

No ano de 2015 a perícia médica correspondeu a 45,77% dos atendimentos agendados nas unidades do INSS em Alagoas que registrou um total de 163.711 atendimentos com dia e hora programados. No total foram registrados 642.535 atendimentos nas agências do INSS Alagoas, incluindo os agendados e espontâneos.

Para agendar a perícia médica o segurado faz o requerimento do auxílio-doença pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h ou pela internet no endereço www.previdencia.gov.br. Para o empregado (exceto o doméstico) essa solicitação pode ser realizada a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais contribuintes, a partir da data da incapacidade ou afastamento das atividades.

Deixe o seu comentário