18/01/2016 13h52

Governador Renan Filho dá a largada e autoriza o começa da obra de duplicação da AL 101 Norte

5,6 km serão construídos nessa primeira fase que vai de Cruz das Almas até Garça Torta

Governador Renan Filho apresenta os benefícios da duplicação da AL-101 Norte

Agência Alagoas

Uma solução nova para um problema antigo. Assim resumiu o governador Renan Filho sobre o que representa o início das obras do primeiro trecho da duplicação da AL 101 Norte – batizada como Via Azul. A ordem de serviço foi assinada, nesta segunda-feira, 18, e dentro de um ano e meio aproximadamente, o empreendimento deve facilitar a mobilidade urbana do Shopping Park até a Garça Torta.

“É uma obra que abre novas fronteiras para o estado, que vai facilitar a valorização mobiliária da parte Norte de Maceió, como também de outros municípios. Vai ampliar as possibilidades de investimentos, alavancando economicamente uma região que precisa muito crescer, fortalecendo, sobretudo, o turismo”, listou Renan Filho a gama de benefícios gerados pela duplicação deste primeiro trecho.

Com status de fundamental para o desenvolvimento do estado, em virtude das diversas frentes em que ela age, por si só a Via Azul vai mudar a realidade do dia a dia de quem por ela passa. Passado o primeiro trecho, o Governo de Alagoas já estuda estratégias que possam baratear a obra, utilizando-se o mínimo possível de desapropriações. O primeiro trecho, estão viabilizados R$ 35 milhões, sendo que outros R$ 6 milhões são do Tesouro Estadual, igualmente estão garantidos.

A partir de agora começa o processo de ‘piquetagem’. É o processo que marca onde vai passar a via; e neste sentido, metro a metro, o Estado vai estabelecer os limites e conferir, de fato, onde serão necessárias as desapropriações. De todo modo, o governador assegurou que neste primeiro pedaço da nova rodovia, o índice de desapropriação é baixo.

Na criação da Via Azul, estes 5,8 km iniciais, Renan Filho solicitou à construtora responsável pela duplicação – a Amorim Barreto – que contrate pessoas do entorno da obra para trabalharem no empreendimento.

“É para priorizar quem mora na Garça Torta, na Vila Emater, Jacarecica e Guaxuma. Ver quem está precisando de trabalho, pois serão elas que vão trabalhar na obra e vão se beneficiar com o que ela vai trazer para a região”, frisou Renan Filho.

Por fim, a meta, segundo o governador, é dar condições para que a nova via chegue até a região Norte de Alagoas e se ligue à duplicação que vem de Pernambuco, promovendo o desenvolvimento ao Norte alagoano, ligando ao Sul pernambucano.

 

Deixe o seu comentário