20/01/2016 10h52

CPLA busca recursos para ampliação do Programa do Leite. Milhares de crianças são assistidas no Estado

Programa foi prorrogado até 2016 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Programa do Leite beneficia milhares de crianças
Na busca de “defender” o pequeno produtor lácteo da crise econômica, Aldemar Monteiro, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira (CPLA), esteve em encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, nesta segunda-feira, 18, para discutir os recursos e a manutenção do Programa do Leite em Alagoas.
O programa, prorrogado até 2016, através de recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), por meio Seagri, proporciona segurança alimentar a mais de quatro mil produtores estado de risco social.
De acordo com o presidente da Cooperativa, programa é essencial para o estado. “Ele beneficia os pequenos produtores que não tem acesso ao mercado, fazendo com que produtor não só trabalhe, como também seja pago por esse trabalho, transformando Alagoas através da produção”, revelou Monteiro.
Além disso, em encontro, que reuniu representantes da Unicafes e os líderes das principais Cooperativas de Alagoas, foram discutidas a tramitação da nova lei do cooperativismo, o apoio político do MDS para a continuação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de outras pautas de fortalecimento da agricultura familiar.
Durante encontro, Renan Calheiros afirmou estar inteiramente à disposição das cooperativas para o crescimento da classe em Alagoas. “ Nós precisamos manter essa construção, essa união de esforços em prol da agricultura familiar, para que a cada pauta dessa nós possamos dar respostas avançando no dia a dia”, afirmou o presidente.
Programa do Leite
 
De acordo com dados do MDS, a gestão do Programa do Leite em Alagoas é considerada como modelo. O programa que beneficia mais de 80 mil famílias carentes com a distribuição de um litro por dia no en todo o Brasil, garante inclusão produtiva dos agricultores familiares no estado, que contam com os fatores preço e fluxo de produção para garantir renda fixa de suas famílias.
Em agosto, o Programa foi prorrogado através de uma intervenção feita pelo Governo do Estado. Para Monteiro, apoio de líderes como Renan Filho e Renan Calheiros, são fundamentais para a manutenção dos pequenos produtores.
“O Renan Filho não apoia apenas a CPLA, ele apoiar a agricultura familiar como um todo, porque quando você trabalha com o homem do campo, você atinge a vários segmentos, e esse trabalho que a CPLA vem desenvolvendo com as pequenas associações é para para que realmente Alagoas consiga desenvolver o homem do campo, que é quem mais precisa do estado. O programa do leite é um programa fantástico que o governador Renan Filho tem dado prioridade. E eu tenho certeza que com o apoio do senador, nós vamos conseguir muito mais”, ressaltou Monteiro.
TAGS:

Deixe o seu comentário