22/01/2016 10h21

Alagoas aumenta competitividade com política mais arrojada na atração de novos investimentos

Projeto de Lei (PL), que prevê a simplificação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas.

Incentivos do Prodesin deixam Estado mais competitivo

 

Agência Alagoas

Na contramão da crise, Alagoas está perto de se tornar um dos estados mais competitivos do país na atração de novos investimentos. O Projeto de Lei (PL) que prevê a simplificação do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de Alagoas.

Com esta aprovação, a forma de apuração para o governo do ICMS ficou mais simples e o incentivo mais atrativo. Os dados revelam que 39 empresas estão em prospecção e 37 em instalação, através dos incentivos oferecidos pelo Governo de Alagoas. Com a aprovação desse PL os números devem se multiplicar nesse ano.

O projeto de lei, resultado do trabalho conjunto entre as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), pretende viabilizar a modernização do Prodesin, para garantir incentivos ainda mais arrojados para a prospecção de empresas.

“Formatamos um modelo moderno que vai garantir a segurança jurídica para os empresários que vão investir em Alagoas, desta forma vamos atrair muitas empresas e continuar promovendo o desenvolvimento local”, explicou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jeanine Pires.

Atualmente a empresa com Prodesin recebe desconto de 50% do ICMS e parcela o pagamento do imposto em até 84 vezes, o novo Prodesin propõe um desconto (crédito presumido) de 92%, sem parcelamento, uma grande mudança na carga tributária que irá igualar Alagoas à Pernambuco na sua política de prospecção, por exemplo. Com a diferença que em PE o desconto de 92% é aplicado apenas para empresas que vão se instalar no Sertão.

NOVOS INVESTIMENTOS

Marcado por diversificar a economia do Estado, o Governo de Alagoas realiza intenso trabalho para fortalecer as cadeias produtivas. Um destaque para a Cadeia da Química e do Plástico que atrai constantemente novos empreendimentos.

Nesta quinta-feira (21), o gerente regional da indústria gaucha, HERC – Indústria de Plásticos HERC Ltda, Clodoaldo Oliveira, se reuniu com a equipe técnica da Sedetur para discutir a viabilidade de instalar uma unidade fabril no polo de Marechal Deodoro.

Há 53 anos no mercado, a indústria é líder no Brasil em fabricação de torneiras plásticas e 40% do faturamento é concentrado no Nordeste. “Existe um grande interesse em instalar nossa fábrica em Alagoas devido aos incentivos que são oferecidos, logística e proximidade da matéria prima”, explicou o gerente.

 

A previsão de investimento é de R$ 15 milhões e deverá gerar inicialmente 100 empregos diretos. A unidade de Alagoas vai fabricar as linhas de assento sanitário, registro de esfera, armário para banheiro, chuveiros, tanques e lavatórios.

TAGS:

Deixe o seu comentário