26/10/2015 15h28

Codevasf supera meta do Programa Água para Todos em Alagoas

Cerca de 17 mil famílias alagoanas já possuem acesso à tecnologia social da cisterna de polietileno para consumo humano

Novas famílias alagoanas estão agora podendo beber água potável

“A água é tudo. Sem água não somos ninguém”. Essa afirmação da agricultora Maria Cícera Barbosa, moradora do povoado Areia Branca, no município de Olho D’Água das Flores, no semiárido alagoano, resume bem o significado do acesso à água para as famílias beneficiadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em Alagoas com a implantação de cisternas de polietileno do programa Água para Todos. Assim como a agricultora, cerca de 17 mil famílias alagoanos já foram contempladas com a implantação de cisternas para consumo humano, levando Alagoas a superar a meta inicial de instalação de 14.699 cisternas no período de 2013 a 2015.

Uma dessas famílias é a do casal Natalício Barbosa e Helenita dos Santos – ele tem 84 anos e ela, 82. Eles moram na comunidade quilombola Porção, na zona rural do município de Jacaré dos Homens, semiárido alagoano, e há mais de 50 anos convivem com a escassez de água. No povoado existe um chafariz implantado para abastecimento da comunidade; segundo relatos dos quilombolas, no entanto, eles passam períodos de até um mês sem que água saia da torneira.

“Quando não tinha cisterna aqui, eu ia buscar água no chafariz num jumentinho velho. Hoje eu só vou ver água com ele quando falta água na cisterna. O caminhão-pipa coloca água aqui. Quando eles passam uma temporada sem vir, mandamos ir atrás deles no Jacaré (Jacaré dos Homens). Na última chuva, a cisterna ficou cheinha”, conta Natalício.

A família do casal Luiz Alves e Joseneide Alves também é uma das que agora possuem acesso à tecnologia social de acúmulo de água da chuva em cisternas de polietileno. Moradora do povoado Areia Branca, a família enfrentou muitas dificuldades para ter acesso à água, mesmo tendo água canalizada na comunidade.

“Aqui quando chega no mês de setembro não temos mais água nos canos. Passamos quatro a cinco meses sem chegar água. Quando chega o verão, a água aqui não existe, é zero. Tivemos muitas vezes que pegar água na casa de algum vizinho. Já comprei muito tambor de água a R$ 7. Agora com a cisterna, a situação melhorou 100%”, disse o agricultor Luiz Alves.

Com seis filhos, o casal também viu melhoria da qualidade de vida da família com a implantação da cisterna do Água para Todos. “Com a água da cisterna, eu cozinho, faço um café com essa aguinha gostosa, faço um arroz, um feijão, a carne ou uma galinha, e faço outras atividades da casa”, conta Joseneide, que integra a Comissão Comunitária do programa no povoado Arreia Branca.

A família da agricultora Maria Cícera Barbosa também sente a melhoria na qualidade de vida com a implantação da cisterna, especialmente na saúde das crianças. “Antes da gente ser atendido, pegávamos água na cisterna do vizinho. Passamos muito aperto sem água. Mas, depois que recebemos a cisterna, mudou tudo. O verão é mais sossegado, pois temos água para cozinhar e beber. As crianças viviam com diarreia, mas depois da cisterna elas não tiveram mais dor de barriga. Essa felicidade é de todos nós. Agora todos têm sua cisterna com água”, revelou a dona de casa.

Água para Todos

Para agilizar o atendimento às famílias que vivem em comunidades com escassez hídrica, a Codevasf atua no programa Água para Todos com a implantação de sistemas de cisternas de polietileno com capacidade de acumulação de até 16 litros de água. O sistema de cisterna é composto pelo reservatório de água de polietileno, calhas e canos. Uma das características desse sistema de cisterna é a facilidade e a rapidez na instalação.

Segundo o coordenador regional do programa Água para Todos na Codevasf em Alagoas, Cícero Leite, para execução do programa no estado, a Companhia recebeu inicialmente como meta instalar 16.299 cisternas nas residências de famílias com dificuldade de acesso à água em 26 municípios no período de 2013 a 2015.

Foram acrescentadas 1.294 cisternas à meta inicial, passando o número de cisternas a serem instaladas em Alagoas para 17.593. Até o momento, a Codevasf já instalou 16.745 cisternas para consumo humano.

“O sucesso na execução do programa em Alagoas é resultado da união de todos os envolvidos, as comissões comunitárias, os comitês gestores municipais, as prefeituras municipais, e também pelo apoio recebido pela Coordenação Nacional do programa na sede da Codevasf em Brasília. Esse sucesso se percebe na saúde pública desses municípios com a diminuição das doenças de veiculação hídrica e com o aumento no número de crianças na escola por oferta de água de qualidade com a colocação de cisternas. É uma emoção para as famílias em ver as cisternas serem instaladas”, afirmou Cícero Leite.

Para o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Luciano Chagas, a superação da meta de instalação de cisternas traz um sentimento de satisfação. “Fiz parte da Coordenação Municipal da Defesa Civil de Girau do Ponciano e tive acesso às coordenações de outros municípios da região. Nesse período, vi como era grande a carência por acesso à água e a que a Defesa Civil Estadual possuía recursos para abastecimento de comunidades com carro-pipa, mas não havia nas residências das famílias local adequado para armazenamento da água. Assim, foi um trabalho árduo e eficiente da equipe do programa levar essa tecnologia de cisternas de polietileno”, declarou Chagas.

No total, desde o início da execução do Programa Água para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional, a Codevasf já beneficiou cerca de 125 mil pessoas com o acesso à tecnologia social da cisterna de polietileno. A previsão é que a execução das ações do programa em Alagoas esteja concluída até o final de dezembro deste ano.

 

TAGS:

Deixe o seu comentário