10/06/2015 11h04

INSS realiza mutirão para o atendimento dos pescadores neste fim de semana

Atendimento será realizado nas agências Jatiúca e Monte Máquinas, em Maceió

Agência do INSS
Mutirão para atender os pescadores de todo o Estado com agendamento para o seguro defeso, será realizado em Maceió no próximo fim de semana, dias 13 e 14, pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O atendimento acontecerá na Agência da Previdência Social Jatiúca, localizada na Travessa Dona Constança, s/n, Poço; e na Agência Monte Maquinas, na Rua da Alegria, 352, Centro. O atendimento terá inicio às 07h30.
O mutirão é voltado para o atendimento de todos os 2.400 pescadores que estão com atendimento agendado, mesmo que seja para outras unidades, inclusive as do interior.
Segundo a presidente da colônia de pescadores do Pontal da Barra, Maria José, a iniciativa do mutirão para o atendimento dos pescadores artesanais é muito importante. “Uma atitude muito proveitosa. Vai antecipar o atendimento de pescadores e agilizar todo o processo. Estão de parabéns pela iniciativa.”
Este será o último mutirão para o atendimento dos pescadores artesanais. Além deste, outros mutirões já aconteceram. Em 18 de abril, o mutirão foi em São Miguel dos Campos atendendo 100 pescadores; em Penedo e Porto Calvo o mutirão foi realizado nos dias 30 e 31 de maio, atendendo 1.636 pescadores.
As novas regras para a concessão do seguro defeso estão em vigor desde o dia 1º deste mês de abril, conforme o decreto nº 8.424, que define regras e critérios para operacionalização do benefício pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, antes realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Como a pesca do camarão rosa, branco e espigão estava suspensa até o mês de maio, os trabalhadores que pescam esse crustáceo no mar tem direito ao seguro defeso. O auxílio é garantido por lei e pago durante o período em que ficam proibidos de pescar. O valor mensal da parcela é de um salário-mínimo.
TAGS:

Deixe o seu comentário