15/06/2015 12h32

Estilo de vida saudável e exames ajudam a evitar graves problemas de saúde

Os homens são, tradicionalmente, mais resistentes a procurar e obedecer a recomendações médicas

Hábitos saudáveis previnem doenças em homens

Os homens são, tradicionalmente, mais resistentes a procurar e obedecer a recomendações médicas. Por isso, a Secretaria da Saúde (Sesau) alerta que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a realização de exames preventivos podem evitar o surgimento de graves problemas de saúde.

De acordo com o diretor do Núcleo de Atenção a Saúde do Servidor (Nass), Welington Martins, a realização de exames preventivos tornam os homens menos suscetíveis a problemas graves como hipertensão, diabetes e câncer de próstata.

“A partir dos 45 anos todos os homens devem realizar o exame investigativo para o câncer de próstata”, alertou o diretor Welington Martins. Ele lembrou que o preconceito em relação ao exame de toque ainda afasta muitos homens dos consultórios.

“Os homens precisam ter a consciência de que a saúde é o bem mais importante do ser humano e realizar os exames necessários sempre seguindo as orientações de um profissional de saúde”, destacou.

Investigações rotineiras da saúde também são essenciais para diagnosticar problemas como no caso da hipertensão, do colesterol alto ou mesmo do diabetes. Welington lembrou que exames de sangue e check-ups devem ser realizados por homens regularmente para evitar o surgimento de problemas mais graves. Em geral, os exames são simples e seguros e podem ajudar a diagnosticar muitas doenças antes de suas complicações, tornando os homens mais saudáveis.

Já para a fisioterapeuta do Nass, Ana Rafaela Gomes, os homens também devem manter hábitos saudáveis como uma alimentação balanceada e atividades físicas regulares. “O sobrepeso pode ser observado em uma grande parte de nossos pacientes e aliado ao sedentarismo provoca problemas posturais que afetam a coluna e articulações”, ressaltou a fisioterapeuta.

Rafaela revelou que problemas como hérnia de disco e tendinites são os mais comuns entre os homens atendidos no Nass. “Os locais de trabalho, geralmente, não são pensados para a adoção de uma postura correta o que acarreta em problemas de coluna e inflamações que podem causar muita dor e impossibilitar uma boa qualidade de vida”, explicou.

Ela esclareceu que a hérnia de disco é caracterizada pelo escorregamento do disco intervertebral, que provoca dor nas costas e a tendinite é a inflamação do tendão, que une o músculo ao osso.

O tratamento para as enfermidades podem incluir acompanhamento de um profissional médico além de fisioterapia como atesta o funcionário público, Gilberto Sampaio.

Paciente diagnosticado com tendinite, Gilberto participa de sessões de fisioterapia de duas a três vezes por semana. “O importante é a prevenção. Hoje eu tenho que tratar as consequências, mas aconselho a todos que realizem os exames necessários e atentem para a postura correta no trabalho para que no futuro não sofram com dores e inflamações”, afirmou.

A fisioterapeuta lembrou que para homens e mulheres a boa saúde é o resultado de uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares e diminuição nos níveis de estresse.

“Todos devem seguir as orientações dos profissionais de saúde e tentar a levar a vida da forma mais saudável possível, assim podemos aumentar as chances de o futuro ser um período de realizações e não de problemas de saúde”, enfatizou.

TAGS:

Deixe o seu comentário