05/06/2015 10h05

Estado vai pagar bolsa de R$ 520 e oferecer curso de qualificação para trabalhador rural

Recursos oriundos do Fecoep visam a amenizar a falta de emprego durante a entressafra da cana-de-açúcar

 

 

Trabalhador no corte da cana-de-açúcar

Pinehas Furtado/Agência Alagoas

Em virtude da entressafra do cultivo da cana-de-açúcar em Alagoas, os trabalhadores rurais desempregados que se encontrarem em situação de pobreza, serão atendidos pelo Programa Amigo Trabalhador. Além de uma bolsa no valor de R$ 520,00, eles terão acesso aos cursos básicos de educação profissional e de alfabetização.

As oficinas de capacitação e educação básica serão planejadas e acompanhadas pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego. O órgão foi autorizado a executar os cursos pelo comitê gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep.

As ações vão contemplar aproximadamente dois mil trabalhadores rurais da cana-de-açúcar residentes nos 49 municípios divididos em quatro polos: Norte, Vale do Mundaú, Litoral Sul e Vale do Paraíba.

Para participar das atividades educacionais e receber os recursos, os interessados devem procurar o Sindicato de Trabalhadores Rurais que atende a região e preencher um cadastro. O documento será submetido a uma avaliação para saber se a pessoa tem direito ou não.

O secretário do Trabalho Rafael Brito compreende as medidas como atenuantes frente aos efeitos do desemprego sazonal decorrente das entressafras do cultivo da cana-de-açúcar, mas explicou que há um planejamento para o próximo ano bem mais abrangente.

“A ideia é criar um projeto de qualificação mais amplo em algumas áreas, inclusive empreendedorismo. O propósito é que o trabalhador rural ganhe condições de geração de renda diferentes do plantio de cana”, afirmou.

Rafael ressaltou que essa proposta tem o apoio da Desenvolve, agência de fomento do Estado, que financiará os empreendimentos que eles queiram montar.

“Nós entendemos que é necessário avançar nas oportunidades de emprego dos trabalhadores rurais, por isso, vamos elaborar um projeto para que eles possam desenvolver habilidades que propiciem a inserção em outros mercados de trabalho”, declarou.

 

Deixe o seu comentário