27/05/2015 11h14

Governador garante R$ 15 milhões para a compra de medicamentos e insumos para o HGE

Medida visa ao funcionamento normal do Hospital Geral do Estado para com a população

Governador Renan Filho ouve os reclames da população e promete melhorar o atendimento no HGE

Neide Brandão/Agência Alagoas

pós reunião realizada na terça-feira (26), no Palácio República dos Palmares, com a secretária de Saúde, Rozangela Wyszomirska, e a diretora do Hospital Geral do Estado (HGE), Verônica Omena, o governador Renan Filho realizou uma visita técnica à unidade, onde verificou in loco o funcionamento e garantiu a liberação de R$ 15 milhões para a compra de medicamentos, insumos e correlatos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual conversou com os técnicos do HGE, pacientes e acompanhantes. O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, também esteve presente à visita ao maior realizada o maior hospital de urgência e emergência do Estado.

Renan Filho ressaltou a importância do HGE para a saúde do povo alagoano e disse que a unidade, apesar das conquistas com a gestão presente, necessita de alguns avanços para prestar atendimento ainda mais qualidade à sociedade alagoana.

“O HGE tem avançado na humanização da assistência sim, mas ainda não é o ideal. É necessária a construção de mais hospitais na Rede Pública de Saúde; além de mais equipamentos, pois, por exemplo, um tomógrafo é pouco para o HGE. Entendo todas as dificuldades enfrentadas e o Governo de Alagoas estará aqui regularmente, acompanhando e auxiliando no que for necessário”, assegurou o governador.

Ele examinou as instalações da Unidade Especializada Irmã Dulce, Serviço de Cirurgia Endovascular, Laboratório, UTI Geral, UTI Neonatal da Santa Mônica, Serviço de Neurologia, Áreas Azul, Vermelha e Amarela, Centro Cirúrgico, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same), além de confirmar o funcionamento do tomógrafo multislice, considerado o mais moderno do Nordeste. Renan Filho também observou de perto o andamento da Farmácia do HGE.

“Estamos buscando, juntos, solucionar todas as questões relativas à saúde. Hoje, o HGE não tem mais o tamanho do antigo pronto socorro. Aqui são operados os pacientes ortopédicos e vasculares. Eles não ficam mais esperando vagas para transferência e a realização de cirurgias em outros hospitais. A unidade hospitalar agora conta com serviços específicos”, ressaltou Wyszomirska.

Para a diretora do HGE, Verônica Omena, a visita do governador à unidade hospitalar representa o interesse em qualificar, ainda mais, o nível de atendimento.

“O Hospital Geral do Estado foi referenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como hospital modelo no Programa SOS Emergência. Contamos com o que há de mais moderno em equipamentos, uma área referenciada para os queimados e, agora, já somos considerados a melhor Pediatria, entre os hospitais alagoanos”, acrescentou a médica.

TAGS:

Deixe o seu comentário