07/05/2015 11h21

Conselho de Consumidores da Eletrobras Distribuição Alagoas debate ‘cenário energético brasileiro’

Palestra sobre “Cenário Energético Brasileiro” visa a conscientizar a população para a gravidade da situação por que passa o País

Engenheiros elétricos debatem o atual quadro energético do Brasil

O Conselho de Consumidores da Eletrobras Distribuição Alagoas (CCEDAL) apresentou na última segunda-feira, a palestra “Cenário Energético Brasileiro”, ministrada pelo conselheiro da classe industrial e engenheiro elétrico Wilson Ciríaco.

Ele realizou um diagnóstico sobre os números apresentados pelo Ministério de Minas e Energia, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e Agência Nacional Energia Elétrica (ANEEL), mostrando um panorama sobre a capacidade de energia instalada no país, a questão da demanda e sobre o Sistema Interligado Nacional.

Durante a apresentação, foram expostos números sobre unidades consumidoras e foi constatada uma diminuição na classe industrial, que demonstra a crise no setor. A exposição também mostrou que a evolução do consumo aumentou, onde ficou claro que o setor energético está no limite da produção.

Para o palestrante Wilson Ciríaco, o objetivo da apresentação sobre o “Cenário Energético Brasileiro” é conscientizar a população. “Precisamos conscientizar todas as classes de consumo de energia elétrica, sobre o que está acontecendo no país, como está se comportando os reservatórios e qual a probabilidade de apagão ao longo deste ano, meados de 2016.”, falou Ciríaco.

De acordo com o engenheiro elétrico, se os números do Ministério de Minas e Energia forem analisados neste momento e levando em conta a projeção dos reservatórios, a probabilidade de apagão é de 40%. “O governo não mostra essa realidade, é totalmente equivocada a posição da administração federal. Nós que somos técnicos analisamos que os sistemas estão no limite, as demandas médias e máximas.”,  disse Wilson Ciríaco.

Participaram da reunião o presidente do CCEDAL, Antônio Costa, o conselheiro da classe residencial Cícero Oliveira, e da classe comercial André Santos, Bruno Carvalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (SEDETUR/AL), o ouvidor da Arsal, Ronaldo Farias, Yara Pires, também da Arsal, o secretário-executivo da EDAL, Edson Lima, Geison Cavalcante do CREA/AL, o engenheiro Fernando Nunes, Esdras Peixoto e Klayson Moraes da Associação dos Profissionais de Eletro-Eletrônica (APREL), Ana Sarmento, vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia

TAGS:

Deixe o seu comentário