21/05/2015 14h00

Codevasf inclui mais 320 famílias do semiárido alagoano na Rota do Mel

Codevasf irá identificar, cadastrar e capacitar as famílias, e também estruturar a produção com a implantação de kits de apicultura

Apicultura recebe apoio da Codevasf para inclusãoo produtiva em sua área de atuação

Cerca de 320 famílias em situação de extrema pobreza de municípios do vale do São Francisco alagoano serão inseridas na Rota do Mel de Alagoas na segunda etapa das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria do Governo Federal. Para isso, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) irá identificar, cadastrar e capacitar as famílias, e também estruturar a produção com a implantação de kits de apicultura. Os recursos são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

Juntamente com outros parceiros, a Codevasf prevê instalar unidades de extração de mel que devem gerar trabalho e renda a partir do fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura em Alagoas. De acordo com Carla Pinheiro, chefe substituta da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, esta segunda etapa é uma continuidade das ações realizadas pela Codevasf entre 2013 e 2014.

“A Rota do Mel é uma ação estratégica do Ministério da Integração Nacional para promover o desenvolvimento da cadeia produtiva da apicultura no Brasil. Na primeira etapa das ações desse projeto em Alagoas a Codevasf inseriu produtivamente cerca de 630 famílias em situação de extrema pobreza em municípios alagoanos”, afirma. “Agora, nossa meta é proporcionar a 320 famílias as condições para sua inserção nessa atividade produtiva. Para dar continuidade ao trabalho, contratamos uma equipe de apoio técnico que fará o cadastramento, seleção e capacitação das famílias selecionadas”, acrescenta Carla Pinheiro.

Na primeira etapa das ações, foram beneficiadas famílias de 22 municípios alagoanos, que estão sendo acompanhados por técnicos da Codevasf e por instituições parceiras do projeto, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Alagoas (Sedetur/AL), por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) da Apicultura, o Sebrae/AL e os Comitês Gestores Municipais implantados nos municípios atendidos – que contam com a participação da sociedade civil e do poder público municipal.

Merenda escolar

Uma das famílias beneficiadas na primeira fase das ações de inclusão produtiva em apicultura do Plano Brasil sem Miséria em Alagoas foi a de Amilton Bezerra. Ele é um dos fundadores da Associação dos Apicultores de Maravilha, município situado no semiárido alagoano, e vê nos investimentos da Codevasf um incentivo para a atividade na região.

“A chegada desses kits aqui em Maravilha beneficiou e muito as famílias de nossa associação. A apicultura era uma cultura bastante discriminada no município por conta do medo das abelhas. Com esses investimentos da Codevasf, a imagem da atividade melhorou muito. A implantação dos kits abriu a mente das pessoas para a apicultura. Agora pretendemos produzir mel para venda para merenda escolar e também para comercialização na casa de mel de Pão de Açúcar”, declara o apicultor de Maravilha.

De acordo com Carla Pinheiro, da Codevasf, nesta segunda etapa a meta é atingir beneficiários dos municípios da primeira etapa, e ampliar as ações para regiões da área de atuação da companhia com vocação para as atividades apícolas. Com isso, o governo federal projeta uma maior estruturação da cadeia produtiva da apicultura em Alagoas, fortalecendo a geração de trabalho e renda nos municípios atendidos.

Para prestação de assistência técnica e extensão rural, estão sendo articuladas parcerias com instituições e prefeituras municipais para acompanhamento das famílias.

Os kits de apicultura são compostos por 10 colmeias, 10 kg de cera alveolada, um fumigador, um formão, uma carretilha, dois pares de botas, dois pares de luvas e dois macacões. A meta é que os 320 kits de apicultura sejam entregues aos beneficiários até o fim de 2015.

 

Casa de Mel

Os investimentos do Governo Federal, por meio da Codevasf, em estruturação e fortalecimento da apicultura em Alagoas incluem a implantação de unidades de extração de mel, conhecidas como Casa de Mel.

Técnicos da Codevasf estão trabalhando na elaboração de um projeto piloto de unidade de extração de mel de uso coletivo. Para a construção dessas unidades, a Companhia se unirá a diversos parceiros, como Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), prefeituras municipais, associações e cooperativas de apicultura.

Como contrapartida, além do projeto de engenharia da unidade, a empresa pública do Governo Federal deverá fornecer máquinas e equipamentos, tais como centrifugas, garfos desoperculadores e decantadores.

Na avaliação da chefe substituta da Unidade Regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf em Alagoas, a apicultura é uma atividade econômica com grande potencial de inclusão produtiva de famílias que estão fora do mundo do trabalho e da produção.

“No estado de Alagoas, a apicultura possui grande potencial de aumento da produção do mel e derivados. Diante disso, a Codevasf contribui para o desenvolvimento da atividade por meio da estruturação de famílias que querem praticar a atividade e possuem potencial, mas que não têm condições próprias de aderir à apicultura”, explica ela.

As ações da Codevasf para estruturação da atividade apícola em Alagoas contam com o apoio de importantes parceiros, como (Sedetur/AL), por meio do PAPL Apicultura, Sebrae/AL, prefeituras e associações e cooperativas de apicultura.

Deixe o seu comentário