13/05/2015 9h57

Barragens implantadas pela Codevasf passam por monitoramento para garantir uso da água pela população

Codevasf implantou nove barragens em Alagoas ao longo dos seus mais de 40 anos de criação

Codevasf inspeciona barragens em Igreja Nova, Feira Grande e Campo Grande

Bruno Santos/Codevasf

 

“Se não tivesse essa barragem, muita gente já tinha abandonado o nosso lugar”. A declaração do jovem agricultor Cleison Lázaro sobre a barragem Marcado dos Pereiras, em Feira Grande, implantada em 1984 pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) nesse município do agreste alagoano, define bem a função social das barragens nessa região do Nordeste brasileiro.

Para promover a segurança das barragens implantadas pela Codevasf ao longo de suas áreas de atuação no país e preservar os benefícios sociais gerados por seu uso, um grupo de trabalho formado por técnicos da Companhia está monitorando esses reservatórios de água para usos múltiplos. Em Alagoas, o trabalho tem como foco três barragens que estão localizadas nos municípios de Feira Grande, Campo Grande e Igreja Nova.

Segundo o supervisor regional em Alagoas do Grupo de Segurança de Barragens da Codevasf, engenheiro civil Alessandro Silva, a Codevasf implantou nove barragens em Alagoas ao longo dos seus mais de 40 anos de criação. Desse total, três foram consideradas prioritárias para o trabalho de prevenção: a barragem do Boacica, em Igreja Nova, a do Marcado dos Pereiras, em Feira Grande, e a do Marcado Grande, em Campo Grande.

“A priorização das barragens foi realizada com observância à Lei 12.334 de 2010, sendo essas três também consideradas prioritárias devido ao uso definido pela Codevasf, pois elas atuam na regularização das vazões dos rios que integram a bacia do Boacica, que irriga o perímetro da Codevasf de mesmo nome no município de Igreja Nova”, explicou o engenheiro civil da Codevasf, que também chefia a Unidade Regional de Implantação e Acompanhamento de Projetos da Gerência Regional de Infraestrutura da Companhia em Alagoas.

Para a realização dos trabalhos de recuperação e manutenção das barragens, as atividades também serão realizadas pelas gerências e unidades regionais da Codevasf em Alagoas, que ficarão responsáveis por promover a regularização ambiental, fundiária e operacional, além de trabalhar na elaboração de projetos e implantação das obras de recuperação e modernização das barragens priorizadas pelo Grupo de Segurança de Barragens.

Ainda de acordo com Alessandro Silva, os trabalhos tiveram início ainda em 2010 com a sanção presidencial da Lei 12.334/2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB) e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB).

“Com a sanção da lei em 2010, a Codevasf iniciou a formação do grupo de trabalho e treinamento da equipe. As primeiras inspeções regulares foram realizadas já em 2012. A História registra diversos desastres com barragens, inclusive com perdas humanas. Assim, o objetivo do grupo é evitar que esses desastres ocorram nas barragens implantadas pela Codevasf”, destacou o engenheiro.

As três barragens prioritárias para o monitoramento da segurança já foram visitadas pelo supervisor regional e também pelo assistente técnico em Desenvolvimento Regional da Codevasf em Alagoas, Weverton Batista. Nas inspeções regulares, os técnicos da Companhia avaliam itens como erosões e rachaduras e presença de vegetação aquática em excesso.

Irrigação e piscicultura

Em 2014, a barragem Marcado dos Pereiras já havia passado por uma intervenção da Codevasf com obras de manutenção em decorrência do trabalho que o grupo tem realizado. Agora, o grupo de técnicos da Companhia volta à estrutura de segurança hídrica para garantir seu funcionamento e o os usos sociais, como a irrigação praticada pelo jovem agricultor Cleison Lázaro, que mantém a família fixada no campo sem necessidade de buscar outras oportunidades de trabalho e renda.

“A água da barragem é de grande importância para a minha família e para toda a comunidade. Com ela, plantamos amendoim, batata e feijão, para nosso consumo e para venda a compradores que vêm buscar os produtos aqui mesmo. A existência dessa barragem aqui no Marcado dos Pereiras faz uma enorme diferença, pois, sem ela, muita gente já teria abandonado o lugar”, resumiu o jovem agricultor sobre a função social de uma barragem na zona rural do semiárido.

Em Igreja Nova, a barragem Boacica tem como principal papel a regularização da vazão do rio Boacica, que irriga o perímetro de mesmo nome implantado pela Codevasf na região. A barragem atende também a múltiplos usos, como a atividade de piscicultura desenvolvida pelos integrantes da Associação dos Piscicultores da Barragem do Boacica e a de pesca.

“Sou pescador aposentado e hoje faço parte da associação de piscicultores da barragem. Estamos produzindo aqui para que não falte o peixe na cidade. Se não fosse ela, os pescadores e piscicultores não poderiam ter renda. Essa barragem é a nossa sorte. Se ela secasse, estaríamos todos perdidos”, revelou o pescador e piscicultor Odeno Magno.

Usos múltiplos

As três barragens que são foco prioritário do grupo de trabalho foram implantadas pela Codevasf no ano de 1984 para controle de cheias na bacia do rio Boacica.

A barragem Boacica é a maior das três. Situada no município de Igreja Nova, a estrutura possui capacidade do reservatório de 55 hm³, altura de 43,5 metros e extensão de 400 metros. Essa barragem possui usos múltiplos, com destaque para a regularização de vazão do rio Boacica, irrigação do perímetro irrigado Boacica, gerido pela Codevasf em Igreja Nova, e atividades de piscicultura.

Já a Barragem do Marcado dos Pereiras está situada no município de Feira Grande. Com altura de 14 metros e extensão de 218 metros, a barragem possui capacidade de reservatório de 2 hm³. O principal usuário da estrutura é o município de Feira Grande.

A outra barragem é a Marcado Grande, localizada no município de Campo Grande, no semiárido alagoano. A estrutura possui capacidade de reservatório de 2,4 hm³, altura de 13 metros e extensão de 190 metros. O principal usuário da barragem é o município de Campo Grande.

TAGS:

Deixe o seu comentário