17/03/2015 10h18

Projeto Sorriso na Escola conscientiza jovens sobre a importância da saúde bucal

Projeto está desenvolvendo na Escola Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona

Projeto Sorriso na Escola
Por trás de um sorriso, vêm boas lembranças, sentimentos leves e experiências legais, mas para sorrir com vontade e beleza é preciso ter saúde bucal. Pensando nisso, o Sesi/AL está desenvolvendo na Escola Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, o Projeto Sorriso na Escola.
Durante todo o mês de março, uma programação especial está agitando os alunos para que eles se aproximem mais do tema. “Como sensibilização estão sendo realizadas, em sala e no laboratório de ciências, atividades que abordam o tema higiene bucal”, explica a supervisora pedagógica dos anos finais (6º ao 9º ano), Zózima Tavares.
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Bucal – 20  de março – uma equipe formada por atores e dentistas “invadirá” as salas de aula, levando informações importantes de forma lúdica e divertida. “Aprender sobre saúde bucal somente através de livros é diferente de aprender através dessa parceria entre Educação, Saúde e Arte”, destaca a supervisora pedagógica dos anos iniciais (1º ao 5º ano), Rogéria Santos.
“O objetivo desse projeto é conscientizar as crianças e os seus responsáveis sobre a importância da saúde bucal para a qualidade de vida de cada um. Cáries, manchas nos dentes e mau hálito são alguns exemplos de distúrbios que podem trazer sérias consequências ao bem-estar infantil. Uma boca saudável é importante não só para a prevenção de doenças, mas também para a elevação da autoestima, facilitando o relacionamento interpessoal”, ressalta a coordenadora do Serviço de Odontologia do Sesi/AL, Carolina Antunes.
O Sesi ainda irá promover consultas odontológicas gratuitas para os alunos (no período de 23 a 27 de março), nas dependências da própria Escola, com direito a limpeza (profilaxia), aplicação de flúor e diagnóstico de saúde bucal. “O projeto foi apresentado aos responsáveis pelos estudantes, durante o Encontro da Família. A iniciativa é uma ação que vai além dos muros da escola, os pais reconhecem a importância desse projeto para qualidade de vida e o crescimento educativo dos jovens”, destaca a psicopedagoga Silvana Lins.

Deixe o seu comentário