27/03/2015 12h16

Preços do pescado e do chocolate disparam na semana véspera da Páscoa

A maior alta foi no bacalhau tipo saith (33,67%), seguido pelo peixe dourado (19,64%), bacalhau do porto (17,8%) e salmão (10,8%)

 

Shade Andréa Cavalcante/Secom

Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), ligada a Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão, divulgou, nesta quinta-feira (26), o Índice de Preço ao Consumidor (IPC) relativo aos produtos de Páscoa.

A listagem contém os preços dos produtos mais procurados neste período e mostra que os consumidores que não abrem mão de bacalhau, chocolates e vinhos durante a ceia precisam ficar alerta. A alta do dólar provocou aumento de preços nos produtos importados e nos que possuem algum insumo vindo do exterior.

A pesquisa analisou os cinco principais supermercados da capital alagoana, considerando os itens mais consumidos e procurados nesta época, como peixes, vinhos, caixa de bombom e ovos de chocolate.

Além dos itens tradicionais, o levantamento também incluiu produtos que são utilizados para a preparação do tradicional almoço de páscoa, como sardinha em lata, azeitona, palmito, alface, repolho, cebola, leite de coco e ovos de galinha.

As análises são feitas no mesmo período e comparam os valores dos mesmos produtos registrados em 2014.

Preço do bacalhau saith disparou nas gôndolas dos supermercados

Pescados
Neste ano, com exceção do preço do camarão, que não teve alteração, os demais tipos de pescados tiveram aumento. A alta cotação do dólar nas últimas semanas impactou no preço dos peixes importados, além da alta tributação, o que é comum também o aumento por conta da maior procura no período.

A maior alta foi no bacalhau tipo saith (33,67%), seguido pelo peixe dourado (19,64%), bacalhau do porto (17,8%) e salmão (10,8%).

Para os pescados que são mais presentes em nosso litoral, o aumento foi moderado. A sardinha fresca subiu 5,47%, o filé de tilápia 2,57% e o sururu 3,16%.


Ceia
Em 2015, as verduras e legumes vão encarecer a ceia. Os grandes períodos de seca diminuíram a produção, com isto, os valores aumentam. É o caso do repolho que teve um aumento de 22,39%, a cebola (26,36%) e a alface (38,14%).

Produtos como leite de coco (16,6%) e ovo de galinha (5,1%) também tiveram aumento. Na contramão, os enlatados tiveram pequenas baixas de preço, produtos como a azeitona (-0,08%) e o palmito (-0,04%) estão mais baratos ao consumidor.

Chocolates
Os chocolates, seja caixa de bombom ou ovos de páscoa, apresentaram altas no período analisado, 13,07% e 16,7%, respectivamente.  O aumento tem como motivos a estiagem que afeta as plantações de cacau, o aumento da energia e gasolina que interferem na produção e distribuição do chocolate, além da procura destes itens no período.

Já o aumento do vinho é de 21,5% e tem motivações diferentes. Esse produto é o que possui maior alíquota dos tributos de importação (54,73%), além de ser altamente influenciado pelo câmbio da moeda americana.

 

Com estes resultados, a alternativa sugerida aos alagoanos é variar os produtos da ceia, adotando alimentos produzidos localmente e trocar os vinhos importados por produtos nacionais, já que sobre estes, a tributação incidente é um pouco menor.

TAGS:

Deixe o seu comentário