16/03/2015 17h53

Empresários recebem a cúpula da Segurança Pública

Empresários manifestaram apoio às ações que reduzam os índices de violência no Estado

Secretário Alfredo Gaspar trouxe para a reunião com os dirigentes das entidades do setor produtivo a cúpula da Defesa Social

Dirigentes de entidades representativas do setor produtivo participaram, nesta segunda-feira, 16, na sede da Federação das Indústrias de Alagoas (Fiea), de um almoço com o secretário de Defesa Social e Ressocialização, promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça Neto. O anfitrião, industrial José Carlos Lyra de Andrade, disse que o encontro teve o objetivo de criar uma interlocução com o governo, na área da segurança pública.

Os empresários manifestaram apoio às ações que reduzam os índices de violência no Estado e que mudem o cotidiano de insegurança que lamentavelmente ainda persistem. Eles ouviram com atenção a explanação feita pelo secretário Alfredo Gaspar, e se comprometeram em colaborar com as iniciativas do governo destinadas a restabelecer a ordem pública e a paz social em Alagoas.

O encontro reuniu os presidentes da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, do Comércio, Wilton Malta, da Câmara de Dirigentes Lojistas, Leonardo Marques, o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Eurico Lôbo, e os dirigentes da Fiea, empresários Alberto Cabús, José da Silva Nogueira Filho e Vander Lôbo. O secretário Alfredo Gaspar trouxe para a reunião com os dirigentes das entidades do setor produtivo a cúpula da Defesa Social.

Estavam com ele o comandante geral da Polícia Militar, coronel Lima Júnior e vários comandantes de unidades militares, o diretor geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, e os delegados Cícero Lima e Lucy Mônica.

Falta de pessoal tanto na PM quanto na PC, as deficiências nas delegacias e batalhões, superlotação nos presídios falta de recursos para investimentos na perícia técnica, atraso nas obras de construção do Instituto Médico Legal de Maceió foram alguns dos problemas que, segundo disse, o secretário enfrenta nestes quase 100 dias de governo.

Entretanto, Alfredo Gaspar garantiu aos empresários que o esforço do governo e de seus auxiliares é no sentido de mudar essa realidade negativa para fazer Alagoas retomar o ritmo do desenvolvimento com paz social. “Cada um dos que fazem segurança pública estão comprometidos com a reversão dos índices de homicídios, de roubos. Nosso compromisso inicial é tirar Maceió da negativa posição de cidade mais violenta do País” – afirmou o secretário de Defesa Social.

Segundo ele, a situação já está mudando e, embora ainda não o suficiente, os índices de criminalidade têm sido menores a cada mês. O governo, disse Alfredo Gaspar, já conseguiu reduzir o número de homicídios, que em fevereiro foi 42% menor que o mesmo período do ano passado, e tem alcançado êxito também na redução do número de roubos de veículos e a pedestres. “A violência caiu 32% em Maceió” – afirmou o secretário.

A afirmativa dele foi reconhecida pelos dirigentes das entidades de classe do setor produtivo, como o presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, que declarou já ter sentido os efeitos do trabalho do novo secretário de Defesa Social. “O agronegócio é um dos mais atingidos pela insegurança, mas nesses primeiros dois meses já nos sentimos esperançosos de que a violência vai diminuir” – disse ele.

O industrial José Carlos Lyra, presidente da Fiea, referendou a afirmação, declarando que a sociedade já começa a sentir que o clima de insegurança está diminuindo. Ao parabenizar o promotor Alfredo Gaspar pela coragem de assumir uma função de tamanha responsabilidade – que é garantir a segurança pública, Lyra disse que o empresariado alagoano está pronto a colaborar com as ações do governo voltadas para garantir a liberdade de ir e vir, sem medo, de toda população.

Ele convidou o secretário a se reunir com o setor produtivo com a frequência necessária a que essa interlocução resulte em um clima de paz social, um dos critérios essenciais para que Alagoas seja atraente para novos investidores. “Tudo o que queremos é o desenvolvimento com justiça social e tranquilidade para todos” – declarou o presidente José Carlos Lyra.

Deixe o seu comentário