10/02/2015 16h07

Lyra vai ao Judiciário para agilizar reinício das obras do Vale do Reginaldo

A iniciativa do empresário é a forma que a indústria alagoana encontrou para contribuir com o reinício das obras

Presidente da Fiea José Carlos Lyra conversa com empresários e secretários sobre o reinício da obra do Vale do Reginaldo
O presidente da Federação das Indústrias, empresário José Carlos Lyra de Andrade, quer discutir com o presidente do Tribunal de Justiça (TJAL), desembargador Washington Luiz, formas de agilizar as decisões referentes aos processos de desapropriação de imóveis localizados na área do projeto de reurbanização do Vale do Reginaldo, em Maceió. A iniciativa do empresário é a forma que a indústria alagoana encontrou para contribuir com o reinício das obras, paradas desde o ano passado em decorrência, segundo a Prefeitura, do andamento desses processos.
Como ficou acertado na primeira reunião sobre o assunto, realizada no final do mês passado, na sede da Fiea, José Carlos Lyra de Andrade, voltou a discutir com secretários de Estado e do município, ações e providências que assegurem o reinício dos trabalhos no Vale do Reginaldo. Desta vez a reunião foi ainda mais ampla, contando com a participação de representantes da Prefeitura de Maceió e de construtoras.
“Nosso objetivo é contribuir com a solução das pendências que emperram a continuidade de uma obra que, por sua importância como instrumento de mobilidade urbana, representa muito para o setor produtivo” – disse o dirigente da Fiea, que estava acompanhado do vice-presidente da entidade, José da Silva Nogueira Filho.
Participaram da reunião, na manhã desta segunda-feira, 9, a secretária de Estado da Infraestrutura, Maria Aparecida Oliveira Machado, e o representante do município, engenheiro Roberto Fernandes, da Seminfra. Junto com eles para discutir a continuidade do projeto, estiveram os empresários Alfredo Brêda, novo presidente do Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon/AL) e Sérgio Antonio Tavares Cavalcante.
O presidente da Fiea disse que vai se reunir com o desembargador Washington Luiz para mostrar ao representante do Poder Judiciário alagoano como essa obra contribuirá, por exemplo, para melhorar o tráfego na capital.  Dessa forma, ressalta ele, a indústria e o comércio serão beneficiados, pois podem escoar com mais agilidade seus produtos e serviços, gerando renda e oportunidades de emprego. Com investimento total de R$ 60 milhões, o projeto de reurbanização do Vale do Reginaldo tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2016.
Na reunião, se discutiu também os entraves referentes às obras de pavimentação, drenagem e construção de duas passagens de nível e moradias para a população da área a ser reurbanizada. “As moradias ali instaladas são o maior problema. Não está sendo fácil resolve-lo” – disse a secretária Maria Aparecida. Mas, como ela própria ressaltou, um dos caminhos é unir forças para assegurar o reinício das obras com a maior brevidade possível.
Por isso, a secretária aplaudiu a iniciativa dos dirigentes da Federação das Indústrias, de buscar formas para viabilizar essa retomada. “Agimos em favor da indústria e da sociedade” – reafirmou José Carlos Lyra, que também discutiu com os secretários outras obras de infraestrutura, como a construção de uma via por dentro do Cepa, como meio de dar fluidez ao trânsito, e do viaduto na rotatória da Polícia Rodoviária Federal (PRF/AL), no bairro do Tabuleiro.

Deixe o seu comentário