25/02/2015 13h38

Bancários farão ato público e paralisação contra abertura de capital da Caixa

Principal atividade em Maceió será um ato público no prédio da Caixa Filial (Farol)

Caixa Econômica Federal

O Sindicato dos Bancários de Alagoas e empregados da Caixa Econômica Federal vão realizar uma grande mobilização nesta sexta-feira 27, a partir das 8 horas, em diversas agências da capital, para protestar contra a proposta de abertura do capital da empresa, em estudo pelo governo federal.

A mobilização marca o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, convocado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). A principal atividade em Maceió será um ato público no prédio da Caixa Filial (Farol), onde funciona a superintendência. Além da manifestação, os bancários vão retardar a abertura das unidades da Caixa em uma hora.   

O movimento sindical e associativo dos bancários vem realizando uma série de ações em todo o país para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco. De acordo com as entidades,  a Caixa tem importante papel a serviço da população brasileira, com atuação no desenvolvimento econômico, na viabilização das políticas sociais do governo e na oferta de crédito para a população em geral, o que estaria ameaçado se houver a abertura do capital e a venda de ações no mercado, conforme foi divulgado em dezembro.

Defendemos a Caixa como um banco totalmente público, para seguir cumprindo seu papel de fomentar o crescimento econômico e social do Brasil. Temos a obrigação de informar aos trabalhadores da Caixa que não é negócio abrir o capital da empresa para a venda. A Caixa é um patrimônio de todos os brasileiros e por isso não pode se tornar patrimônio de investidores internacionais”, declara o presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Jairo França.

Durante as manifestações desta sexta-feira, os empregados da Caixa estarão postando nas redes sociais fotos com os colegas de trabalho na hashtag #caixa154publica. As fotos serão compartilhadas nas páginas do Sindicato.

“O Sistema financeiro deve estar a serviço dos brasileiros, por isso o Sindicato vem a público reforçar a defesa da Caixa 100% pública, cobrando do Governo Federal que os compromissos assumidos em um documento entregue à presidenta Dilma Rousseff, no dia 15 de outubro do ano passado, sejam cumpridos”, acrescenta Jairo França.  

Deixe o seu comentário