12/12/2014 16h26

Presidente da ALGÁS defende térmica a gás natural em Alagoas

De acordo com Geoberto Espírito Santo, Alagoas tem infraestrutura para receber empreendimento

Termelétrica movido a gás natural
 

Durante os dias 8 e 9 de dezembro, o diretor presidente ALGÁS, Geoberto Espírito Santo, participou do Seminário Perspectivas de Curto/Médio Prazo para o Mercado de Gás Natural, evento que visa promover a discussão do cenário do mercado do gás natural e levantar propostas e soluções para o setor.

Na ocasião, Geoberto Espírito Santo reforçou a sua posição de defesa da implantação de uma usina termoelétrica a gás natural no estado de Alagoas: “acredito que o nosso estado possui infraestrutura adequada para este nível de empreendimento, é uma solução eficiente e viável para o setor energético”.

A problemática da esfera energética surge diante da impossibilidade de se construir usinas hidrelétricas na região onde se encontra 70% do potencial elétrico remanescente do País, a Amazônia. Posto que há uma necessidade de se garantir a segurança do sistema elétrico, as térmicas de energia de base despontam como a melhor opção.

De acordo com o diretor presidente da ALGÁS,  o gás natural é a melhor alternativa na implantação de uma usina térmica em Alagoas, por ser menos poluente e de mais acesso do que as outras alternativas, como carvão mineral e energia nuclear. “Nós já temos projetos para Alagoas neste sentido: dois perto do city-gate de Penedo/subestação 230 kV da CHESF e três perto do city-gate de Rio Largo/subestação de 500 kV da CHESF. Claro que há desafios e obstáculos a transpor, porém receber um empreendimento deste porte seria um avanço bastante significativo para o estado ”, finalizou.

 

Deixe o seu comentário