01/12/2014 9h26

Itec ganha Prêmio Estadual da Qualidade

Itec ganhou prêmio na categoria ‘Compromisso com a Excelência’ no evento promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva

Diretoria do Itec recebem o prêmio de qualidade em noite festiva

 

Isabelle Carvalho

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) recebeu na quinta-feira (27) como reconhecimento do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) o Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) 2014 por sua excelência em gestão.

“Conquistar o Prêmio da Qualidade diz muito sobre o esforço que cada colaborador teve para que pudéssemos chegar até aqui. Foram pouco mais de um ano e meio de trabalho para nos reorganizar internamente e deixar este legado de Compromisso com a Excelência. Este reconhecimento é um incentivo para que o Itec busque continuamente uma oferta de serviços de qualidade para o Governo de Alagoas”, disse Alyson Oliveira, Diretor-Presidente do Itec.

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) teve implantação proposta por membros do Itec em 2010 e começou a ser implantado no Itec em abril de 2013 como projeto instituído pelo Secretário Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Eduardo Setton, para melhoria dos processos de Ciência e Tecnologia da Informação (CTI) do Estado. Após um ano e meio de trabalho árduo, a instituição decidiu concorrer ao primeiro nível do prêmio conhecido como “Compromisso com a Excelência”. Nesta categoria, as empresas que atingirem pontuação entre 151 e 250 pontos são premiadas pelo MAC.

Da implantação do MEG no Itec surgiram 28 objetivos estratégicos, 110 indicadores, 87 planos de ações, desdobrados em 263 metas, além das habituais, que estão sendo trabalhadas. Os objetivos estratégicos foram traçados dentro dos oito critérios definidos pelo Meg; liderança, estratégias e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos e resultados.

Para gerenciar todos esses objetivos e ações foi criado dentro do Itec o Núcleo da Qualidade, coordenado pela colaboradora Leide Isabel Coelho em conjunto com os colaboradores Alcimeire Costa e Juliano Araújo. O Itec também recebeu consultoria do consultor Juliano Zimmermann, homenageado como consultor destaque do MAC durante a premiação, e da consultora Cristiane Souza nas ações de Recursos Humanos.

“Com o prêmio, o Itec ingressa em um novo patamar de qualidade. É um marco da nossa caminhada, mas não é o final, não é a consolidação, porque essa se fará mais adiante. À medida que formos trilhando no caminho da excelência novas vitorias surgirão. Este prêmio é a síntese do esforço de todos os colaboradores, um incentivo para que busquemos a melhoria dos nossos processos, do gerenciamento dos nossos serviços e do trabalho integrado dos servidores do Itec para melhor servir o cidadão”, diz a coordenadora da Qualidade no Itec “, diz a coordenadora da Qualidade no Itec, Leide Isabel Coelho.

A atual missão do Itec é a de prover soluções efetivas de Tecnologia da Informação e Comunicação para a Modernização da Administração Pública em Alagoas. Tendo como visão de ser reconhecido como órgão estratégico para a governança da administração pública em Alagoas e referência nacional entre as entidades estaduais de TIC. E os valores de Ética, Comprometimento, Competência, Inovação, Sustentabilidade e Valorização das pessoas.

PEQ

O Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ) promovido pelo MAC é um reconhecimento às organizações de todos os portes, sejam elas públicas ou privadas, que se destacam na adoção de práticas de gestão alinhadas aos fundamentos da excelência e por resultados que atendam às partes interessadas.

Tem como objetivo estimular as organizações alagoanas a implementarem um sistema de gestão alinhado aos Critérios de Excelência, contribuindo assim para a competitividade e desenvolvimento do estado de Alagoas.

Deixe o seu comentário