15/09/2014 11h34

Investimentos em abastecimento de água garantem crescimento da região do agreste

Nova Adutora do Agreste acaba com a crônica falta de água na região, principalmente em Arapiraca

Parceria Pública Privada, um modelo de investimentos, que garantiu a chegada de mais água à região do agreste

Renata Arruda e Dora Nunes

Entre as ações de infraestrutura do governo do Estado no Agreste destacam-se o novo sistema adutor e a duplicação e melhorias técnicas operacionais realizadas na rodovia AL-220. O novo sistema adutor do Agreste, inaugurado no início de agosto, duplicou a produção de água para Arapiraca e região, beneficiando 400 mil pessoas em 10 municípios. A nova Adutora do Agreste acaba com a crônica falta de água na região, principalmente em Arapiraca.

“A água chega para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento. Afinal, água é vida, é progresso, por isso a água é uma das vertentes do meu governo”, afirmou o governador Teotonio Vilela, que na última sexta-feira inaugurou o Polo Agroalimentar.

A produção do sistema coletivo do Agreste passou de 1.500 m³/h (metros cúbicos por hora) para 3.000m³/h. Composto por estação de captação, localizada às margens do Rio São Francisco, em Traipu, 57 quilômetros de adutora, reservatórios, estação de tratamento de água e sistemas de interligação à rede de distribuição, o novo sistema teve investimentos de R$ 143 milhões.

A obra foi construída por meio de contrato Parceria Público-Privada (PPP) com validade de 30 anos. “Só tem duas parcerias como essa na área do saneamento no Brasil. A da Casal é pioneira no Nordeste”, ressaltou Vilela.

TAGS:

Deixe o seu comentário