13/08/2014 9h19

Unidades demonstrativas para culturas de banana e laranja mudam cenário da fruticultura em Alagoas

Doze unidades estão movimentando as cidades de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje e Ibateguara

Trezentos e cinquenta produtores de laranja e banana são beneficiados com as unidades

Pedro Mesquita/Secom

Doze unidades demonstrativas de manejo orgânico para culturas de banana e laranja estão movimentando as cidades de Santana do Mundaú, União dos Palmares, Branquinha, São José da Laje e Ibateguara. Para a perfeita manutenção do modelo produtivo, quinzenalmente são realizadas atividades técnicas nos municípios. No total, 350 produtores de laranja e banana são beneficiados com as unidades.

Com a articulação do Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú, ainda em 2011, surgiu a primeira unidade demonstrativa da fruticultura em Alagoas, na cidade de Santana do Mundaú. A implantação do modelo veio de uma demanda dos produtores, que sentiam a necessidade de ampliar e melhorar a produtividade de frutas.

De acordo com a gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, o desafio da proposta é atender tecnicamente o maior número possível de agricultores. “Para a realização do trabalho, temos que conseguir uma abrangência considerável de fruticultores, é preciso também um produtor que ceda sua propriedade para os treinamentos”, explica.

A propriedade escolhida para iniciar o trabalho das unidades demonstrativas foi a do produtor João Firmino. O resultado superou as expectativas, antes das técnicas aprendidas, a produção chegava a 80 mil frutas por ano, após os treinamentos e melhorias, o número chegou a 320 mil, colhidas em uma mesma área.

Durante o processo de implantação, fruticultores se reuniram em uma propriedade com técnicos do Sebrae/AL e do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), que passaram todo conhecimento sobre preparo de compostos orgânicos, prevenção de pragas, controle de doenças, além de outras atividades.

TAGS:

Deixe o seu comentário