14/07/2014 11h26

ViraVida forma segunda turma em Alagoas entregando certificados a 87 alunos

Projeto atende jovens que passaram por situação de vulnerabilidade e violência sexual, com idades entre 16 e 21 anos

Presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneguelli participou da formatura
Foi realizada na última quinta-feira (10), no auditório Carlos Eduardo Moreira Ferreira – Unidade Senai-Poço –, a solenidade de formatura da segunda turma de alunos do programa ViraVida em Alagoas (turma 2013). A iniciativa do Sesi, em parceria com as demais instituições do Sistema S, atende a jovens que passaram por situação de vulnerabilidade e violência sexual, com idades entre 16 e 21 anos.
Os certificados foram entregues a 87 alunos, formados nos cursos de eletricista, padeiro, confeitaria, auxiliar administrativo e operador de computador pelo Senai e recepcionista pelo Sest/Senat. Os alunos também participaram de cursos de gestão empreendedora pelo Sebrae.
A solenidade foi abrilhantada pela apresentação do Coral do Sistema Fiea e contou com a presença do presidente do Conselho Nacional do Sesi , Jair Meneguelli , acompanhado de dois técnicos do Conselho, Maria Aparecida e Romerito Lima; do primeiro secretário da Fiea, Alberto Cabús; da gerente de Qualidade de Vida do Sesi/AL, Claudia Piatti;   além de toda a equipe técnica do programa, parceiros e familiares dos alunos.
“Essa é a maior formatura do Programa ViraVida desde 2008, em todo o Brasil, que eu presencio. Vocês são realmente vencedores! Esse é o primeiro passo. Quem estuda tem dificuldade para entrar no mercado de trabalho, quem não estuda está fora do mercado de trabalho. Sigam em frente!”, destacou Jair Meneguelli.
“Através do ViraVida, esses jovens têm atendimento integral, no período de um ano. Esse atendimento compreende a elevação da escolaridade, com a oferta de Educação Básica pelo Sesi (através do programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA) e capacitação profissional, com cursos de qualificação, pelo Senai. Também é realizado acompanhamento psicossocial e atendimentos à saúde como consultas, exames médicos e odontológico”, explica a coordenadora do Programa ViraVida em Alagoas, Silvia Andrea de Morais Costa.
“Na etapa final, encaminhamos esses jovens para o mercado de trabalho”, complementa. Os beneficiados ainda recebem dois lanches e um almoço diários, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 500,00 mensais, dos quais R$ 100,00 são depositados em poupança para resgate ao final do atendimento.
Além da entrega dos certificados de conclusão de curso de Qualificação Profissional, foi apresentado um vídeo com os melhores momentos do Programa, onde os alunos prestaram homenagens aos professores e deram o seu depoimento sobre a importância da iniciativa em suas vidas.
“Sou aprendiz na Defensoria Pública do Estado de Alagoas e já fui comunicado que, após o encerramento do meu contrato pelo ViraVida,  serei contratado como prestador de serviço da instituição. Agradeço por todo o conhecimento adquirido e pela oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Esse programa realmente mudou a minha vida!”, declarou W. S., concluinte do curso Auxiliar Administrativo.
Turma do ViraVida 2014 – Aproveitando a sua estada em Alagoas, Jair Meneguelli, acompanhado de dois técnicos, visitou os alunos da 3ª turma do programa ViraVida no Estado. O evento foi algo informal, no qual o presidente do Conselho Nacional do Sesi conversou em sala com os alunos a respeito de suas expectativas para esse ano, bem como falou sobre os desafios, empregabilidade, empreendedorismo, responsabilidade. A turma foi iniciada no dia 5 de maio, com a semana de acolhimento a 100 jovens que integram essa etapa
TAGS:

Deixe o seu comentário