16/06/2014 10h14

Programa promove o desenvolvimento de catadores de materiais recicláveis

Alagoas Catador ganha nova formatação; Secretaria do Trabalho assume coordenação da iniciativa

Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Poliana Santos discute incentivos à reciclagem do lixo

Rafael Maynart

A secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, esteve reunida com a equipe técnica da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), nessa quinta-feira (12), para discutir diretrizes do Programa Alagoas Catador, além de definir ações estratégicas para a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis no estado.

O Alagoas Catador tem o objetivo de promover e articular ações voltadas para o fomento e à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis no estado, como também garantir a melhoria das condições de trabalho e a ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica desses profissionais.

Durante a reunião, foi definida que a gestão do programa passará a ser da Seteq, com o apoio da Seplande e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). “A gestão do programa ficará com a Seteq por já desenvolver o projeto Cata Mais, que realiza um trabalho de incentivo à reciclagem e de inclusão dos catadores. As outras Secretarias darão todo o suporte necessário para o desenvolvimento do Alagoas Catador”, explica Poliana Santana.

De acordo com gerente de Cooperativismo e Associativismo da Seplande, Beda Diaz, um dos responsáveis por formatar o Programa, o Alagoas Catador terá todas as suas ações monitoradas dentro do Alagoas Tem Pressa. “Dessa forma, vamos poder monitorar os resultados e executar novas ações para o fomento da atividade no estado”, afirma.

As ações são resultado da carta elaborada durante o I Seminário Alagoas Pró-Catador, que atende a orientação do Comitê Interministerial de Inclusão Social e Econômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).

TAGS:

Deixe o seu comentário