18/06/2014 7h30

Canal do Sertão avança com previsão de alcançar o km 123

Cerca de 1.350 homens trabalham nas obras do terceiro trecho

Homens operam máquina para abertura de túnel

Sarah Mendes

Os trabalhos na maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, o Canal do Sertão, continuam avançando. O terceiro trecho, que vai até o km 93, tem previsão de entrega para dezembro de 2014. Já o quarto trecho vai do quilômetro 93 ao 123 e a previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2015.

Cerca de 1.350 homens trabalham nas obras do terceiro trecho, que foi dividida em duas etapas. A primeira etapa – km 65 ao 77 – está com 88% das obras concluídas. Já a segunda etapa – km 77 a 93 – está com 55% das obras executadas. Estas obras avançam até a cidade de Senador Rui Palmeira.

O quarto trecho do Canal do Sertão passa pela cidade de São José da Tapera, e compreende do quilômetro 93 ao quilômetro 123. As obras já estão 15% executadas, com valor de R$ 592 milhões.

O Governo de Alagoas já entregou, em 2013, os dois  primeiros trechos do Canal, alcançando o km 65.

O secretário de Infraestrutura, Marcos Vital, ressaltou a importância da obra para Alagoas. “Ver a grandiosidade desta obra é ver o compromisso do Governo do Estado com o povo sertanejo. O Canal do Sertão vem para dar melhores condições de vida à população da região e é extremamente gratificante fazer parte desta ação”, afirma Vital.

A obra

O Canal do Sertão Alagoano está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai beneficiar 42 municípios da região do Sertão e Agreste do Estado e cerca de um milhão de alagoanos.

A obra levará água para a população sertaneja anualmente atingida pela seca, melhorando a qualidade de vida da população e desenvolvendo a economia regional, contribuindo também para a redução do êxodo rural no Sertão.

Quando estiver concluído, o Canal alcançará a marca de 250 quilômetros de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca.

Deixe o seu comentário