30/06/2014 8h41

Agropecuária se recupera e PIB cresce 3,3% superando a média nacional de 2,3%

Setores da indústria e serviços apresentaram alta de 3,4% e 2,2% respectivamente

Produção no campo ajudou a recuperar o Produto Interno Bruto

A desaceleração da economia nacional nos últimos dois anos passou longe do mercado alagoano. Os números do Produto Interno Bruto de Alagoas (PIB) de 2013 apresentaram um crescimento de 3,3%, índice acima da média nacional cuja estimativa foi de 2,3%, conforme dados apresentados pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) ao governador Teotonio Vilela Filho. A agropecuária, com 4,5%, puxou a alta, acompanhada dos setores da indústria (3,4%) e serviços (2,2%).

Quando comparado a outros estados do Nordeste que realizam a pesquisa estimada, os números do PIB colocam Alagoas acima dos índices da Bahia (3,0%) e próximos dos números dos estados do Ceará (3,4%) e de Pernambuco (3,5%).

“Essa estimativa é importante, pois visa medir a atividade econômica e o nível de riqueza do Estado, além de permitir uma comparação da realidade alagoana com o restante do país”, destacou a secretária do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.

Segundo o superintendente de Informação e Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila, uma das razões do aumento da estimativa do PIB deste ano deve-se, principalmente, à recuperação da produção de cana-de-açúcar, após a seca que abalou o segmento em 2012. “Esse restabelecimento, por sua vez, contribuiu também para aumentar o fôlego do setor sucroenergético na indústria. Outro dado interessante é o bom desempenho verificado na construção civil”, destacou. 

Novos negócios

A política de atração de novos negócios executada pela atual gestão tem trazido benefícios para Alagoas. Além da criação de milhares postos de empregos diretos, os novos empreendimentos favoreceram a ampliação de serviços, cujas variações têm se mantido positivas desde 2007, de acordo com a pesquisa.

A instalação do Parque Shopping na capital alagoana, por exemplo, contribuiu para o aumento do consumo de energia elétrica comercial, cujo índice subiu 7,4% neste ano. O aumento do fluxo de embarque e desembarque de passageiros, impulsionado pela dinâmica do turismo, também contribuiu para a ampliação do setor de serviços.

Outro dado trazido pelo estudo diz respeito crescimento dos produtos químicos. O resultado positivo é fruto do pleno funcionamento das novas plantas industriais de PVC e MVC da Braskem. O empreendimento viabilizado pelo Governo de Alagoas fortaleceu ainda mais a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQP) em Alagoas, forte aliada do Estado na prospecção de novos negócios.

 

Deixe o seu comentário