12/05/2014 9h31

Startups: tecnologia e inovação em alta no mercado alagoano

Governo do Estado, por meio da Fapeal, está ajudando a potencializar novos negócios

 

Evento recente de Demo Brasil realizado em Maceió

Bárbara Pacheco/Assessoria

Transformar uma ideia em negócio, a partir de uma visão diferenciada do mercado, é o principal desafio de quem deseja se tornar um empreendedor digital. Em tempos de smartphones e tablets, o desenvolvimento de aplicativos, redes sociais, softwares e plataformas web estão associados a startups. Mas o que é uma startup e o que fazer para que esse tipo de empresa se torne um grande negócio?

Em linhas gerais, startup é uma empresa jovem de caráter inovador e com grande potencial de mercado. Segundo especialistas, o caminho para que a startup se torne uma empresa rentável e ocupe espaço no mundo dos negócios deve começar com investimento próprio e um estudo aprofundado sobre o público e o aperfeiçoamento do serviço. Somente depois que ocorrer a validação da startup é que a procura por um investidor deve acontecer. Antes disso, o apoio deve vir de subsídios oferecidos pelo governo por meio de instituições de pesquisa, como por exemplo a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal).

De acordo com dados cadastrados na Associação Brasileira de Startups, o mercado de startups no Brasil conta com mais de 10 mil empresas de inovação tecnológica, algumas com negócios representativos no mercado internacional, como é o caso do Instagram, Samba Tech, BooBox e Buscapé.

Em Alagoas, que aparece no mapa de cadastro com 16 startups base, os negócios voltados para a inovação tecnológica aumentaram nos últimos quatro anos, segundo dados da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti).

“Foram R$ 30 milhões de reais destinados à infraestrutura do Parque Tecnológico de Alagoas. Mais R$ 8 milhões serão investidos na construção do Polo de Tecnologia e Inovação, além dos eventos já realizados na área e do nosso fomento à pesquisa”, detalhou o secretário da Secti, Eduardo Setton.

O investimento do Governo do Estado, com o apoio do Sebrae Alagoas, em eventos de grande porte como o DemoDay 2012 e 2013, o Startup Weekend, o Tech Crunch  e, mais recentemente, a edição Nordeste do Demo Brasil – considerado vitrine para as startups brasileiras – revelou um mercado em crescimento no Estado.

Não faltam bons exemplos de startups alagoanas que se destacam. Vencedor do RioInfo em 2012, o aplicativo Hand Talk, que traduz conteúdos de áudio, textos digitais e fotografados para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o melhor aplicativo de responsabilidade social do mundo. Já em 2013, o ganhador do RioInfo foi o aplicativo CrowdMobi, também desenvolvido em Alagoas, que mede a qualidade do sinal de telefonia celular.

No mesmo ano, o Trakto Pro, aplicativo que possibilita a realização de orçamentos para profissionais autônomos, ganhou o DemoDay no Estado. Neste mês, o app alagoano foi destaque na mídia nacional como um dos dez mais baixados no portal online da revista Info, do grupo Abril.

Em 2014, três jovens empresas alagoanas estão entre as nove finalistas que vão disputar a etapa nacional do Demo Brasil, um dos maiores eventos de empreendedorismo digital do mundo, que acontece em junho no Rio de Janeiro. Voltados para os setores de engenharia, varejo e mercado financeiro respectivamente, os aplicativos Stant, Kloset e Piggo apresentarão suas propostas inovadoras a investidores Anjo (pessoas dispostas a investir em empresas nascentes com alto potencial de crescimento) de todo o país.


Definição de startup

 

Em uma linguagem técnica e detalhada, a definição de startup, segundo a Associação Brasileira de Startups, é relacionada a uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de incerteza. Repetível por apresentar capacidade de entregar o mesmo produto em escala ilimitada e escalável por ter potencial de crescimento e com caráter incerto porque ainda não se provaram sustentáveis.

TAGS:

Deixe o seu comentário