26/05/2014 17h12

Pescadores, indígenas e trabalhadores rurais integram novo comitê gestor do Água para Todos em Alagoas

O município de Porto Real do Colégio é o mais novo a formar um comitê gestor municipal do programa Água para Todos

População ribeirinha participa do comitê de Gestor de Água para Todos

O município de Porto Real do Colégio – localizado às margens da porção alagoana do rio São Francisco – é o mais novo a formar um comitê gestor municipal do programa Água para Todos. Este é o vigésimo segundo comitê constituído em Alagoas para apoiar e acompanhar as ações do programa, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e executado localmente pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Os comitês gestores municipais garantem a participação de organizações da sociedade civil e do poder público na execução das ações de segurança hídrica do Água para Todos, um dos eixos do Plano Brasil Sem Miséria. As organizações representam comunidades quilombolas, aldeias indígenas, trabalhadores rurais, congregações religiosas, agricultores familiares, entre outros grupos, que participam de decisões voltadas para a universalização do acesso a água em suas regiões.

“Apesar de estarmos às margens do rio São Francisco, nossa população sofre com a dificuldade de acesso a água para consumo humano, pois Porto Real do Colégio é um município extenso. Povoados como Jila, Pau de Vassoura, Ribeirinha, Angico e Curral de Dentro são os mais afetados por essa dificuldade”, assinala o prefeito, Sérgio Reis. De acordo com ele, a prefeitura dá apoio aos povoados levando água às famílias com carros-pipa.

A execução do programa Água para Todos em Porto Real do Colégio terá a participação ativa da aldeia indígena Kariri Xocó, que será representada por Carlos Suira, filho do pajé Júlio Queiroz Suira. “A participação da aldeia no comitê é muito importante para nós, pois temos uma carência muito grande de acesso a água. Temos cerca de 600 famílias dentro dos critérios do programa”, afirma.

O comitê é formado por onze membros, que representam a aldeia indígena Kariri Xocó, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Real do Colégio, a Colônia de Pescadores Z-35 e a Secretaria Municipal de Educação, dentre outras organizações. O comitê será coordenado pela representante da Secretaria Municipal de Educação, Dênia Santos Francisco. O município de Porto Real do Colégio será contemplado com 1.128 cisternas.

Os membros do comitê passaram por um processo de capacitação para  conhecerem suas atribuições e se familiarizarem com o funcionamento do programa. Entre as atribuições do grupo está a de auxiliar a Codevasf no trabalho de identificação de famílias e comunidades rurais do município que possuem deficiência de acesso a água para consumo humano.

Teotônio Vilela

Outro comitê gestor do Água para Todos organizado recentemente pela Codevasf em Alagoas foi o do município de Teotônio Vilela, em 21 de maio. O comitê possui onze membros, que representam organizações como a Associação da Comunidade de Remanescentes Quilombolas Birros, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Teotônio Vilela, a Igreja Batista e a Secretaria Municipal de Direitos da Mulher e do Idoso.

O grupo será coordenado por Elza Ramos, representante da Secretaria Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico e integrante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe. O município será contemplado com 217 cisternas do Água para Todos. Cada um desses reservatórios pode armazenar até 16 mil litros de água.

Aleas dos Santos foi eleita para representar a comunidade quilombola Birros no comitê. De acordo com ela, a chegada do programa no município significa uma esperança para a comunidade, que sofre com a irregularidade no abastecimento de água. “No período do inverno, quando não há queimada de cana na região, a água chega. Mas quando chega a época de queimada, a água que chega não enche nem um litro. Chegamos a vários dias sem abastecimento de água”, relata. “Nós tentamos economizar o uso da água o máximo possível. Sempre que tem água, nós enchemos as caixas e procuramos não desperdiçar”, diz.

Junqueiro

No município de Junqueiro, o comitê gestor do Água para Todos foi formado no dia 16 de maio. Os membros do grupo representam instituições como as associações dos povoados Retiro Velho, Massaranduba, São Benedito e Riachão, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Junqueiro e a Secretaria Municipal de Agricultura. O comitê será coordenado pelo secretário municipal de agricultura, João Bosco de Jesus, que auxiliará na implantação das 970 cisternas reservadas para o município.

Na avaliação do coordenador-regional do Água para Todos pela Codevasf em Alagoas, Eduardo Motta, a união entre organizações da sociedade civil e instituições do poder público na execução de políticas públicas permite que os beneficiários sejam sujeitos das ações.

O Água para Todos tem se destacado pela inovação tecnológica, pela rapidez e pela qualidade de suas ações, mas destaca-se principalmente pelo alicerce social, com a participação de organizações da sociedade civil e das prefeituras municipais, que integram os comitês gestores municipais e as comissões comunitárias do programa. Juntas, essas instituições dão respaldo e credibilidade ao Água para Todos, que é executado de forma justa e participativa”, afirma Motta.

Desde 2012 a Codevasf trabalha na implantação de cisternas de abastecimento consumo humano em municípios de sua área de atuação em Alagoas com o objetivo de universalizar o acesso a água. Até o momento foram instaladas 14.479 cisternas em 11 municípios do estado. A meta da Codevasf é implantar até o final de 2014 cerca de 30 mil cisternas em 27 municípios alagoanos.

TAGS:

Deixe o seu comentário