09/05/2014 22h21

Gripe: prorrogada campanha de vacinação até 16 de maio

Meta da campanha, que seria encerrada nesta sexta-feira (9), era de vacinar 80% desse público em todo o Estado, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas

 

Continua a vacinação contra a gripe

Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou, até o dia 16 de maio, a Campanha de Vacinação contra a gripe, ampliando o prazo para que a população preconizada como público-alvo garanta sua imunização contra a doença. A meta da campanha, que seria encerrada nesta sexta-feira (9), era de vacinar 80% desse público em todo o Estado, o que corresponde a mais de 200 mil pessoas. Segundo dados do Vacinômetro do Ministério da Saúde (MS), esse percentual ainda não foi alcançado. Em Maceió, até o dia 8 de maio foram aplicadas 67.656 doses, o que corresponde a 36% do total. Já em Alagoas, 49% do público-alvo preconizado para a campanha receberam a imunização, sendo aplicadas 317.939 doses.

Diante da baixa adesão à campanha, situação registrada também em outros estados brasileiros, a SMS alerta para que o público-alvo da campanha compareça aos postos de vacinação. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação contra a Influenza pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalização por pneumonia e de 39% a 75% a mortalidade por complicações.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do município, Júlia Oliveira, a vacina é aplicada no período antes do inverno, pois é a época onde há maior circulação da doença. “A criação de anticorpos após a aplicação da dose demora cerca de 3 semanas, então é necessário que as pessoas se vacinem antes para garantir a imunização e evitar que a doença evolua para formas mais graves como pneumonia ou mesmo a Influenza”, explicou. As pessoas que precisam tomar a vacina podem procurar as unidades de saúde, Shopping Pátio Maceió e Maceió Shopping, além dos supermercados Bompreço (Gruta e Buarque de Macedo) e G Barbosa (Praia e Tabuleiro).

Durante a campanha haverá equipes nos hospitais da capital e interior do estado para vacinar os profissionais de saúde. O PNI também vem realizando agendamentos para a aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, não podem se locomover até um posto de vacinação. O agendamento das visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, das 08 às 14h. A vacina A dose da vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que circulam no Hemisfério Sul, entre eles o da Influenza A (H1N1), por isso é importante que as pessoas que integram o público-alvo dessa campanha sejam imunizadas, pois elas são mais vulneráveis às complicações da gripe.  As únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

TAGS:

Deixe o seu comentário